3
respostas

Tarefa (1):"Quais abordagens você utilizaria?" | Faça como eu fiz: Etapa de Imersão

Laura tomou uma abordagem importante para entender os problemas envolvidos na Gatito, OBSERVAÇÃO e EMPATIA.

Eu colocaria uma prazo de pelo menos uma semana para observar o fluxo de trabalho da empresa como um todo. Observaria principalmente o tratamento que os colabores possuem no dia dia com os clientes, pois esse pode ser um fator importante em uma empresa: atendimento frio, sem ter foco no cliente pode desmanchar a reputação de uma empresa, principalmente se essa empresa fica responsável em cuidar do bichinho de estimação, que inclusive é tratado como filho pelo cliente.

Pegaria os nomes dos clientes que mais consomem na loja e observaria o que eles mais compram e quais serviços eles mais se interessam e procuraria focar em um público alvo semelhante.

3 respostas

Concordo contigo Lorena, acho muito válido trabalhar a o método de empatia também na própria 'Gatito' como próximo passo. O estabelecimento de prazos também acho bem interessante porque as vezes sinto que podemos perder o foco durante o processo.

Oi, concordo com os pontos destacados por vocês. Acredito que a abordagem de Observação e Empatia foi uma boa escolha para iniciar a imersão, eu expandiria essa analise para o ambiente virtual também, será que a Gatito tem um perfil ativo nas principais redes sociais? Será que existe alguma avaliação no google? Inclusive esse seria um ponto de observação, a Gatito incentiva os clientes a enviarem feedbacks e avaliações das compras e serviços, e por quais canais de comunicação isso ocorre ou deveria ocorrer?

Também acho válido observar todo atendimento do banho e tosa, como ocorre o transporte dos animais, são os donos que levam e buscam ou a Gatito oferece esse serviço? Como os funcionários lidam com os pets mais ansiosos ou bravos? Os funcionários possuem um treinamento adequado para essas situações? Como eles se sentem em relação a isso? Isso é divulgado?

Após coletar essas informações eu estipularia um prazo de uma semana para analise de dados e também formulação de um questionário para uma pesquisa de campo com os clientes da loja, talvez pensar em alguma recompensa (cupom de desconto) para incentivar os clientes a participarem da pesquisa e efetuarem uma nova compra, e ou contratação de serviço. Aproveitaria a oportunidade para fortalecer a conexão com os clientes e divulgar os canais de contato com a loja.

Concordo com vocês e a forma que eu abordaria essa situação seria realizando uma entrevista para levantar os dados do estabelecimento durante a pesquisa (localização, forma de atendimento, qual o principal produto vendido, se tem e como é gerido as redes sociais, qual é a dificuldade atual do cliente, entre outras questões que poderiam ser direcionadas ao perfil da empresa). Após essa etapa, utilizaria da empatia para compreender quais os problemas que estão afetando os trabalhadores do local e por fim a observação de fora da empresa para entender os outros aspectos que levam ao clientes a irem para outros locais, aplicando isso diretamente no comparativo com a atual empresa solicitante no seu dia a dia.