1
resposta

Tamanho dos aquivos não mudou [tive o mesmo problema]

Boa tarde!

Tive o mesmo problema do aluno Vinicius Rubens Pedrinho (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-tamanho-dos-aquivos-nao-mudou-345098).

As mensagens apresentadas pelo SQL-Server foram as mesmas e a solução proposta por Nathalia Queiroz não obteve sucesso.

Podem ajudar? Abaixo 'colo' a pergunta do Vinícios, porque é idêntica ao que eu escreveria:

*'Olá estava acompanhando a aula sobre o tamanho dos arquivos e seu crescimento, porém no meu caso o tamanho dos arquivos não foi alterado, ambos, mdf e ldf permaneceram com 100mb durante todo o processo

além disso o comando SHRINKDATABASE apresentou a seguinte mensagem:

DBCC SHRINKDATABASE: ID do arquivo 1 da ID de banco de dados 8 ignorada porque não há espaço livre suficiente no arquivo para recuperação. DBCC SHRINKDATABASE: ID do arquivo 2 da ID de banco de dados 8 ignorada porque não há espaço livre suficiente no arquivo para recuperação. A execução do DBCC foi concluída. Se o DBCC imprimiu mensagens de erro, entre em contato com o administrador do sistema.'*

Já agradecendo e no aguardo, Eduardo

1 resposta

Oi, Eduardo! Como vai?

O comando SHRINKDATABASE funciona apagando espaços vazios que vão se criando na memória do banco de dados ao longo das manipulações que acontecem no dia a dia. O tamanho 102mb é, no exemplo do curso, o tamanho que fica após a execução do comando - logo, é o tamanho "mais puro" do banco de dados. Caso o seu já esteja com esse tamanho inicialmente, não terá nada a ser apagado.

É importante executar esse comando periodicamente em um banco de dados que esteja sendo utilizado. Conforme isso acontece, ao longo dos dias, você poderá acompanhar o crescimento acontecendo e, então, executar SHRINKDATABASE quando perceber que faz sentido.

Espero ter esclarecido, Eduardo!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!