Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tamanho da amostra nos itens 4, 5 e 6 do Problema C

Olá! Tudo certo?

Fiquei com uma dúvida ao realizar o projeto e assistir a aula de correção. No item 1, criamos uma amostra com 200 elementos da nossa população. No item 2, verificamos que para os parâmetros requisitados pelo cliente, para que tenhamos um nível de confiança de 95%, precisamos de uma amostragem com 982 elementos.

Na aula, nos items 4, 5 e 6 são utilizados os valores de "media_amostra" e "desvio_padrao_amostra" para uma amostra de 200 elementos, porém acabamos de descobrir que nossa amostra deveria ter 982 elementos para atender todos os requisitos. Com isso minha pergunta é: não deveriamos criar uma nova amostragem?

Seguem algumas análises que fiz:

Diferença entre média de amostras com 200 e com 900 elementos: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

"Amostra 2" com 900 elementos: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeIntervalo de confiança para a amostra 2: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Calculando nova margem de erro com todo o recurso alocado (150.000 reais): Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Custo com margem de erro de 5% baseado na nova amostra: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Numa situação real, o custo da pesquisa pelas análises que eu fiz ficaria R$ 18.700 mais barato (O resultado da amostra com 900 elementos é R$ 374.000 enquanto o da amostra com 200 elementos é R$ 392.700), caso meu raciocínio esteja correto. Por isso estou levantando a dúvida.

Obrigado!!

1 resposta
solução!

Olá José, tudo bem? Espero que sim!

Após a amostragem de 200 ter sido realizada, foi feito o cálculo do tamanho da amostra para um determinado nível de confiança, encontrando por exemplo 982 elementos.

Porém em um caso real, os dados para essa amostra teriam que ser coletados e teria que ser analisado o custo para essa amostragem para checar se ela é viável ou não. Portanto, a amostragem só deveria ser feito caso fosse viável, uma vez que deveria ser feita uma nova coleta de dados e ela seria custosa e demorada.

No caso do curso, os valores dos dados já estão coletados e em grande quantidade e para fins didáticos foi retirada uma amostra dos dados, portanto é fácil coletar amostras maiores. Isso seria diferente em uma situação real, onde precisarias ser coletados mais dados.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software