Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Talvez eu seja burro demais

Gente, assistindo às aulas da Alura, eu fico com um sentimento ruim: será que sou burro demais?

Vejo os profs manipulando os códigos e etc, mas parece muito mais uma narração do que está sendo feito do que propriamente ensinar e explicar o porquê de estar usando tal código de tal maneira.

Em determinada aula, a prof disse que tal recurso era maravilhoso, mas não disse o por quê, nem explicou o que o recurso fazia, apenas narrou a sua utilização no código.

Somente eu penso assim ou mais alguém compartilha esse pensamento?

4 respostas

Transcrição do exemplo, que eu citei:

[09:23] E agora tudo que é variável dentro da minha string eu preciso envolver entre chaves, porém iniciando $ antes da abertura das chaves. Veja que até a cor do highlight do VS Code já muda, sinalizando que é um pedaço de código.

[09:43] Esse ${} faz uma abertura para o código de JavaScript de dentro da string, eu posso acessar variáveis, métodos fazer contas aqui dentro, é incrível. E o nome desse recurso que utilizamos da linguagem JavaScript é template string. Eu até vou escrever para vocês conhecerem.

No começo pode parecer mais difícil as coisas, mas você vai pegando jeito da coisa, tem que gostar do que faz também.

Esse exemplo até é de boa para explicar o que é uma template string, as vezes é bom a gente ir na documentação também para saber mais sobre.

Nesse caso, a template string nada mais é que uma string única que nos permite concatenar dentro dela expressões javascript.

Exemplo:

const nome = 'Bernardo',
    sobrenome = 'Schmitz';

// Invés de usarmos desse jeito:
console.log('Meu nome é ' + nome + ' ' + sobrenome)

// Podemos usar desse:
console.log(`Meu nome é ${nome} ${sobrenome}`) 

E teremos o mesmo resultado.

Aproveitando o exemplo do Bernardo, existe alguma vantagem/desvantagem de se utilizar o:

console.log('Meu nome é ' + nome + ' ' + sobrenome)

Ao invés do:

// Podemos usar desse:
console.log(`Meu nome é ${nome} ${sobrenome}`) 
solução!

Te entendo muito bem. Eu tenho muita dificuldade em JS, mas esse é o meu terceiro curso já então as coisas começaram a ficar mais clara. Eu já tive e tenho muito esse sentimento de "ser burro demais" e é o que mais me impulsiona a tentar aprender mais. Não desista que uma hora vai dar certo.