2
respostas

Tag STRONG / EM

Lembro-me que em 1998 quando eu estudava HTML a tag era o negrito igual a e tag era italico igual a . A pergunta é: Houve alguma atualização na linguagem Html ?

eu fiz uns teste e o <b> e <i> ainda estão funcionando !

Isso é para o site ficar responsivel ?

Não entendi a mudança, pois acredito que não existia STRONG OU EM na epoca.

alguem sabe explica ?
2 respostas

Desculpem pessoal, na aula seguinte o professor explicou, é a versão HTML5.

duvida sanada.

valeu!!!

Desde que o HTML apareceu, muita coisa mudou. Por vários anos, muito da formatação de uma página era responsabilidade do HTML. Por exemplo, houve um tempo em que a tag <font> definia características meramente visuais do texto, como a família da fonte, a cor e outros atributos estéticos.

Com a evolução natural deste ecossistema, a responsabilidade do HTML foi se restringindo cada vez mais e o seu papel hoje é o que deveria sempre ter sido: a estrutura da página, e não a sua forma, que é responsabilidade do CSS.

Com essa transição, algumas tags perderam sua razão de existir. A <font> da qual falei anteriormente é uma delas. Outras, precisaram ser "adaptadas" pra continuar existindo. Então, a tag <b>, por exemplo, teria a seguinte função, de acordo com o MDN:

A tag <b> representa um intervalo de texto estilísticamente diferente do texto normal, sem transmitir qualquer importância ou relevância.

O fim desta definição deixa claro que, semanticamente um texto entre <b> e </b> não tem qualquer importância se comparado ao restante do texto, mas apenas um texto estilisticamente diferente.

Já a tag <strong> se propõe a deixar claro que o seu conteúdo tem, sim, importância no texto, não apenas visual. Por exemplo, um crawler poderia pegar trechos com esta tag e listá-los como palavras-chave de um texto.

O fato de ambas as tags apresentarem o texto em negrito é mérito do estilo-base que cada navegador aplica. O estilo-base é uma espécie de pré-definição das tags, apresentadas pelos navegadores, caso não haja estilos definidos explicitamente para elas. Isso inclui o tamanho das fontes nas tags de título, o espaçamento entre linhas e parágrafos e centenas de outras características. Se quiser saber mais sobre o estilo-base dos navegadores, recomendo este site.

Às vezes é divertido ver a ginástica que os comitês fizeram para não matar tags que quebrariam milhões de páginas ao redor do mundo. A tag <i>, amplamente usada para colocar o texto em itálico, hoje serve para representar uma parte do texto que é destacada do restante por algum motivo, por exemplo, termos técnicos, expressões de outros idiomas ou pensamentos de personagens fictícios.

Pra quem se interessar, estudar estas características, digamos, viscerais, do HTML é uma atividade interessante. O melhor lugar, em minha opinião, sempre foi e sempre será o MDN.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software