Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

tag <nav> entre o <head> e o <body>

O instrutor coloca uma tag nav para um menu lateral entre o head e o body do HTML. Não estou conseguinto entender a necessida ou a lógica. Se está no conteudo do site, não deveria estar dentro do body??? Estou realmente em duvida porque aparentemente funciona e o conteudo aparece no site. Existe um motivo pra estar entre o head e o body?

Referencia: segundo video da aula dois do curso CSS: dispondo elelmentos com Grid e Flexbox.

2 respostas
solução!

Olá Maurício! Como vai?

Entendo sua dúvida e ela é bastante comum quando estamos aprendendo sobre a estruturação de documentos HTML. Vamos lá!

A estrutura básica de um documento HTML é composta pelas tags <html>, <head> e <body>. O <head> é onde colocamos informações sobre o documento, como links para folhas de estilo, metadados, scripts, etc. Já o <body> é onde colocamos o conteúdo que será exibido ao usuário, como textos, imagens, links, etc.

A tag <nav> é usada para definir um conjunto de links de navegação e, por padrão, ela deve estar dentro do <body>, já que faz parte do conteúdo que o usuário interage. Portanto, a prática comum é colocar a <nav> dentro do <body>, pois ela representa um elemento visível e interativo no site.

Se a tag <nav> está entre o <head> e o <body> e ainda assim o conteúdo aparece, pode ser que o navegador esteja corrigindo essa estrutura automaticamente. Os navegadores são bastante flexíveis e tentam interpretar o HTML da melhor forma possível, mesmo que a estrutura não esteja correta.

Por isso, a recomendação é sempre seguir a estrutura correta e colocar a <nav> dentro do <body>. Isso ajuda a manter o código organizado e dentro dos padrões HTML, o que é importante para a manutenção e acessibilidade do site.

No curso mencionado, não encontrei um momento em que a <nav> esteja fora do <body>, apenas encontrei a <nav> depois do <header>, que diferente do <head>, o <header> representa o cabeçalho da página.

Por fim, lembre-se que esse é um curso descontinuado, por isso recomendamos que siga a versão atualizada que pode acessar aqui.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do fórum em sua jornada :)

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Eu que mosquei. Fui rever o video e realmente estava apos o HEADER (cabeçalho) ou seja, estava no local que deveria.

De toda forma foi bom ter tido a duvida e obrigado pela resposta.