Boa tarde,
alguém poderia me explicar a tag nav? sei que ela é utilizada para delimitar o codigo que representa a nvaegação do site, mas não entendi muito bem. como ela é mais utilizada ?
obrigada
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde,
alguém poderia me explicar a tag nav? sei que ela é utilizada para delimitar o codigo que representa a nvaegação do site, mas não entendi muito bem. como ela é mais utilizada ?
obrigada
Taina, ela funciona exatamente para isso. Ela não tem formatação específica, ela serve para indicar de maneira semântica aonde estão os links de navegação da página.
O ideal é utilizar apenas uma vez por página e para o menu principal, menus secundários pode-se usar a tag aside.
Ela tem a mesma função da tag <div> só que de forma semântica (indica que o conteúdo dentro dele é uma seção de navegação). Antigamente era comum marcar o menu genericamente com a tag e o atributo <div id="nav">, agora é aconselhável usar <nav>. Se quiser se aprofundar mais, busca no Google: tag semantica html5.
Taina a tag nav tem como função agrupar links de navegação do site de uma forma mais semântica trazendo significado para o navegador. Antigamente usava-se div para fazer isso porém devido ao fato do elemento div ser muito genérico o navegador não sabia informar aos leitores de tela sobre os links de navegação:
// Antigamente
<div class="nav-principal">
// links
</div>
// HTML5
<nav class="nav-principal">
// link
</nav>
Assim o navegador sabe que os links contidos na tag nav são referentes as possíveis navegações em um determinado site ou sistema web.
Espero ter ajudado.
A tag <nav>
não gera um elemento visual, ela tem mais é um valor semântico, apenas pra indicar que a navegação do site se encontra naquele trecho da pagina.
Um exemplo útil é a leitura textual para cegos, o navegador pula a navegação e vai direto ao conteúdo. Para o navegador conseguir fazer essa interpretação do que é conteúdo e do que é navegação usamos essa tag.