Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

TAG, class, id, name

Boa noite, em se tratando de boas práticas (ou até mesmo do que é melhor para cada situação), quando devemos optar por identificar/chamar algum elemento pela "tag", "class", "id" ou "name", etc.?

3 respostas
solução!

Olá Marcelo tudo bem?

Acredito que está se referindo em como identificar um elemento em JS certo? Então eu costumo fazer o seguinte, quando você quer pegar um elemento específico usar o id (que deve ser único), isso evita que outros elementos sofram alterações inesperadas. Isso vale também se você quer pegar os filhos do elementos também, podendo utilizar o document.querySelectorAll(selectors)

Recentemente vi que estão adotando utilizar o Data attributes, uma forma de deixar esse "identificador" exclusivo para JS e assim diminuindo a chance de conflito. Nesse link tem um vídeo bem legal do Alura mais da Ju Negreiros - https://www.youtube.com/watch?v=ri-xkk9PuDU

Espero poder ter ajudado, até mais!

Olá Cristiano, tudo bem e você?

Obrigado pela resposta e pela indicação do vídeo!!!

A utilização desse "data attributes" pra mim ficou um pouco avançada rs, entretanto, eu compreendi a mensagem sobre os "identificadores"!

Obrigado mais uma vez e até mais!

Fico feliz em poder ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software