Boa noite, em se tratando de boas práticas (ou até mesmo do que é melhor para cada situação), quando devemos optar por identificar/chamar algum elemento pela "tag", "class", "id" ou "name", etc.?
Boa noite, em se tratando de boas práticas (ou até mesmo do que é melhor para cada situação), quando devemos optar por identificar/chamar algum elemento pela "tag", "class", "id" ou "name", etc.?
Olá Marcelo tudo bem?
Acredito que está se referindo em como identificar um elemento em JS certo? Então eu costumo fazer o seguinte, quando você quer pegar um elemento específico usar o id (que deve ser único), isso evita que outros elementos sofram alterações inesperadas. Isso vale também se você quer pegar os filhos do elementos também, podendo utilizar o document.querySelectorAll(selectors)
Recentemente vi que estão adotando utilizar o Data attributes, uma forma de deixar esse "identificador" exclusivo para JS e assim diminuindo a chance de conflito. Nesse link tem um vídeo bem legal do Alura mais da Ju Negreiros - https://www.youtube.com/watch?v=ri-xkk9PuDU
Espero poder ter ajudado, até mais!
Olá Cristiano, tudo bem e você?
Obrigado pela resposta e pela indicação do vídeo!!!
A utilização desse "data attributes" pra mim ficou um pouco avançada rs, entretanto, eu compreendi a mensagem sobre os "identificadores"!
Obrigado mais uma vez e até mais!
Fico feliz em poder ter ajudado!