Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

tag button e sua variavel ?

Levando em conta que o button não vai trazer valor para ser armazenado. quando eu usei id no button eu liguei o id ao onclick = verifica fez com que toda a linha (variavel = document.queryselector) não fosse necessária.

A questão é posso fazer dessa forma? ou tenho que criar a variável e manter todo o resto?

Obs. talvez a proposta do exercício não é avançar no html, mas esse leve pé dentro do id nas tags da pra brincar com vários botões, e inputs.

Posso escreve desta forma?

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button id="botao"> Compare com o meu segredo </button>

<script>
    var segredo = 5;

var input = document.querySelector("input");

function verifica() {

if(input.value == segredo) {

alert("Você ACERTOU!");
        } else {
            alert("Você ERROU!!!!!!!!");
        }

}

//var button = document.querySelector("button");

botao.onclick = verifica;

</script>
4 respostas

Boa tarde Kleber, tudo certo?

O que acontece nesse seu caso é que você está pegando o ID diretamente pela variável global que é criada pelo navegador sempre que você define um ID para um elemento.

Teoricamente você sempre pode se referenciar aos IDs desta maneira, no entanto, eu recomendo fortemente que não utilize este método porque existem muitas coisas que podem gerar conflito.

O correto é sempre usar métodos como o querySelector ou o getElementById.

Espero ter ajudado.

ok, ainda to engatinhando não conheço o getElementById. comecei o html5 e Css 3 a pouco tempo dai tava brincando de mescla elemento java com html mas so conheço o querySelector e nessa forma bem limitada junto com a variavel + document.

Obrigado pela ajuda. vou ficar atento para não criar vícios.

Certo ai no caso eu mantenho eles declarados com uma variável junto com querySelector?! como nesse exemplo?

var button = document.querySelector("button");

Boa tarde, vlw.

solução!

Exatamente assim.

Usando métodos como o querySelector(), ao invés de você capturar o ID respectivamente, você está capturando todo o elemento relacionado a este ID e atribuindo a esta variável, que vai permitir você manipular o elemento da maneira que achar melhor.

blz, massa. Obrigado Guilherme.