Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Tag ALT em imagens em GIF

Bom dia. Surgiu uma dúvida muito específica minha que não consegui encontrar um post ou qualquer nota no fórum a respeito disso (nem aqui, nem em nenhum outro lugar).

Sobre as imagens em GIF, o que seria recomendado para escrever na tag ALT pensando em acessibilidade?

2 respostas

Olá Gabriel,

Apesar de alguns navegadores poderem mostrar o texto do atributo alt quando se coloca o mouse em cima da imagem, a principal função desse atributo é tornar a página mais acessível para usuários com deficiência visual e ferramentas de busca.

Deficientes visuais muitas vezes utilizam programas que leem o conteúdo da tela para eles. Esses programas, quando encontram uma tag , podem ler o conteúdo do atributo alt para seus usuários.

Ferramentas de busca utilizam o texto do atributo alt para descobrir do que se trata uma determinada imagem e, assim, mostrá-la em buscas com termos relacionados ao tema da imagem.

Por fim, se, por algum motivo, a imagem não puder ser carregada, o texto do atributo alt será exibido.

solução!

Oi Gabriel,

No contexto de imagens GIF eu recomendo escrever pensando em como explicar a piada para outra pessoa.

Porque você escolheu aquele GIF? Como ele se aplica naquele contexto? Porque você achou engraçado?

O importante na descrição de imagens é ser objetivo e descrever o que é relevante para aquele contexto. Ainda mais sendo uma piada.

Importante pensar que não é interessante escrever um parágrafo na tag ALT. Recomendo frases curtas, como um tweet, para a pessoa que ler não ficar perdido com uma descrição longa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software