Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

table com cut em R

Boa tarde. Dessa lição eu fiquei com uma dúvida

frequencia <- table(
  cut(
  x=dados$Renda,
  breaks = classes,
  labels = labels,
  include.lowest = TRUE
)

)
frequencia

Como exatamente o table com cut gera uma matriz com a contagem de todos os valores de cada classe

1 resposta
solução!

Olá Danival, tudo bem? Espero que sim!

A função table cria uma tabela com a contagem de cada categoria de um determinado vetor.

A função cut, cria categorias com base em intervalos selecionados e com nomes de categorias escolhidos. Portanto, no exemplo dado, a função cut foi usada para criar um vetor de mesmo tamanho que o vetor dados$Renda. Esse vetor terá como elementos as categorias nomeadas com base nas labels e nos intervalos passados nas breaks. No caso de exempolo, labels = c('E', 'D', 'C', 'B' , 'A') e breaks = c(0, 1576, 3152, 7880, 15760, 200000)

Como exemplo, suponha que os primeiros valores do vetor dados$Renda sejam 4200, 1350 e 8000. A função cut irá avaliar o valor 4200, verá que está entre os valores 3152 e 7880 e atribuirá a label C. Posteriormente, fará o mesmo para o valor 1350 e atribuirá a label E. Por fim, fará o mesmo para o valor 8000 e atribuirá a label A. A função cut fará isso para todos os valores do vetor dados$Renda, criando assim um vetor de categorias com opções 'E', 'D', 'C', 'B' , 'A'.

A função table irá contar quantas vezes cada uma das categorias aparece, retornando assim uma tabela de frequências.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software