Olá pessoal, acho que essa pode ser a primeira discussão que abro num foro em toda a minha vida...
Nesses ultimo dias tenho me incomodado com uma questão complicada num sistema web que venho desenvolvendo, tabelas! No total tenho 4 desses elementos no meu sistema:
- Cadastro de documentos do mês
- Cadastro de destinatários
- Produtos/Serviços adquirido
- Cadastro de produtos
Atualmente estou bem satisfeito com o design e informações que elas trazem no layout desktop e por mais que grande parte dos meus clientes usem esse dispositivo (desktop), me preocupo muito com a responsividade do sistema, pois na minha medíocre opinião, o futuro será móvel...
No começo eu tentei usar plugins JS que transformam a tabela numa experiencia mais móvel, mas nada me agradava e o pior, um ou dois clientes também achavam pouco intuitivo. No final acabei adotando o estilo responsivo do Materialize.
Mas então mês passado (11/2018) uma pergunta começou a cutucar minha mente:
- PRECISO MESMO USAR ESSAS TABELAS PARA DISPOSITIVOS DE TELA PEQUENA?
Então comecei a pesquisar, pesquisar e pesquisar, por ser muito curioso em assuntos que não vão me levar nenhum lugar, acabei tentando achar algo sobre a origem das tabelas e claro, essa pesquisa idiota não me trouxe nada... mas o google sugeriu "origem da tabela periódica", puts realmente é antiga, mas sem querer li errado e entendi tabuada, então fui atrás da origem dela... Encontrei a "Tabuada de Pitágoras" - século VI a.C. (minha sede por conhecimento inútil foi saciada), então pensei...
- Puuuts! Tabela minha prezada, você já está a 27 séculos trabalhando... Acho que sua hora chegou!
E agora estou bem inclinado a fazer um display: none
nas tabelas quando a tela for menor e usar algum outro elemento HTML no lugar, mas gostaria da opinião de qualquer um que possa achar isso uma boa ideia e gostaria ainda mais da opinião de quem acha que isso seria uma má ideia...