Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tabelas responsivas? será uma boa ideia?

Olá pessoal, acho que essa pode ser a primeira discussão que abro num foro em toda a minha vida...

Nesses ultimo dias tenho me incomodado com uma questão complicada num sistema web que venho desenvolvendo, tabelas! No total tenho 4 desses elementos no meu sistema:

• Cadastro de documentos do mês
  • Cadastro de destinatários
  • Produtos/Serviços adquirido
  • Cadastro de produtos

Atualmente estou bem satisfeito com o design e informações que elas trazem no layout desktop e por mais que grande parte dos meus clientes usem esse dispositivo (desktop), me preocupo muito com a responsividade do sistema, pois na minha medíocre opinião, o futuro será móvel...

No começo eu tentei usar plugins JS que transformam a tabela numa experiencia mais móvel, mas nada me agradava e o pior, um ou dois clientes também achavam pouco intuitivo. No final acabei adotando o estilo responsivo do Materialize.

Mas então mês passado (11/2018) uma pergunta começou a cutucar minha mente:

• PRECISO MESMO USAR ESSAS TABELAS PARA DISPOSITIVOS DE TELA PEQUENA?

Então comecei a pesquisar, pesquisar e pesquisar, por ser muito curioso em assuntos que não vão me levar nenhum lugar, acabei tentando achar algo sobre a origem das tabelas e claro, essa pesquisa idiota não me trouxe nada... mas o google sugeriu "origem da tabela periódica", puts realmente é antiga, mas sem querer li errado e entendi tabuada, então fui atrás da origem dela... Encontrei a "Tabuada de Pitágoras" - século VI a.C. (minha sede por conhecimento inútil foi saciada), então pensei...

• Puuuts! Tabela minha prezada, você já está a 27 séculos trabalhando... Acho que sua hora chegou!

E agora estou bem inclinado a fazer um display: none nas tabelas quando a tela for menor e usar algum outro elemento HTML no lugar, mas gostaria da opinião de qualquer um que possa achar isso uma boa ideia e gostaria ainda mais da opinião de quem acha que isso seria uma má ideia...

1 resposta
solução!

Boa noite, Jefferson! Como vai?

Que volta dada nessa pesquisa, heim! hahahahaha

Mas, sobre a sua ideia, a ideia de dar display: none nas tabelas em dispositivos móveis só me parece ser uma boa ideia se os dados que vc apresenta nela são totalmente irrelevantes. Como essa condição não deve ser verdadeira, eu acho que o ideal nos dispositivos móveis é vc apresentar a listagem dos dados estritamente essenciais!

Exemplo Prático

Na listagem de cadastro de documentos do mês, listar apenas o nome do documento e o mês relativo a ele. E as demais informações apresentar apenas quando o cliente clicar num item para detalhamento.

O que vc acha dessa ideia?

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos!