2
respostas

Tabelas do banco de dados

Mesmo tendo realizado os cursos relacionados como pré-requisitos ao curso "Node.js: criando API Rest com autenticação, perfis de usuários e permissões", não tenho as tabelas do PostgreSQL para iniciar esse curso. Consegui instalar o PostgreSQL, criar o banco de dados e conectar, porém não tenho a estrutura inicial de tabelas de produtos, etc. Os cursos pré-requisito não tem essa estrutura também. Como faço para criar essa estrutura e poder iniciar o curso?

2 respostas

Olá! Tudo bem? Para habilitar o banco de dados e deixar ele disponível na aplicação você só precisar fazer duas coisas: editar o arquivo de configuração contendo as credenciais de conexão e fazer as migrações do Sequelize. Primeiro, vá até o arquivo config.json da pasta config:

{
  "development": {
    "username": "root",
    "password": "root",
    "database": "seguranca_nodejs",
    "host": "127.0.0.1",
    "dialect": "postgres"
  },
  "test": {
    "username": "root",
    "password": "root",
    "database": "seguranca_nodejs_test",
    "host": "127.0.0.1",
    "dialect": "postgres"
  },
  "production": {
    "username": "root",
    "password": "root",
    "database": "seguranca_nodejs_production",
    "host": "127.0.0.1",
    "dialect": "postgres"
  }
}

Basta você substituir o username e o password de acordo com sua instalação e usuários, no meu caso o username e a password são 'root'. Outra coisa que precisa ser feita é trocar as databases do Postgre para alguma que você já tenha ou então criar as databases no PostgreSQL, caso você não tenha uma database para o projeto ainda, você só precisa entrar na linha de comando do Postgre e usar os seguintes comandos:

CREATE DATABASE seguranca_nodejs;
CREATE DATABASE seguranca_nodejs_test;
CREATE DATABASE seguranca_nodejs_production;

Esses nomes das databases foram escolhidos por mim, mas fique a vontade para usar os nomes que preferir. Como no curso só é usado o ambiente de desenvolvimento, você pode criar somente uma database e usar ela para todos os ambientes. Depois de fazer essas configurações, você só precisa aplicar as migrações já existentes no projeto usando o Sequelize, através do seguinte comando no terminal da pasta do seu projeto:

npx sequelize db:migrate

O comando acima já deve deixar tudo pronto para o projeto, o Sequelize vai ler as migrações já existentes e vai usá-las para criar e alterar as tabelas no banco de dados. Espero ter ajudado!

Olá, Breno Obrigado pela resposta, era exatamente o que precisava. Acredito que seria interessante que houvesse a explicação de como preparar o banco de dados no item "Preparando o ambiente", visto que pode não ser conhecido por muitos alunos. Muito obrigado.