Olá! Tudo bem? Para habilitar o banco de dados e deixar ele disponível na aplicação você só precisar fazer duas coisas: editar o arquivo de configuração contendo as credenciais de conexão e fazer as migrações do Sequelize. Primeiro, vá até o arquivo config.json da pasta config:
{
"development": {
"username": "root",
"password": "root",
"database": "seguranca_nodejs",
"host": "127.0.0.1",
"dialect": "postgres"
},
"test": {
"username": "root",
"password": "root",
"database": "seguranca_nodejs_test",
"host": "127.0.0.1",
"dialect": "postgres"
},
"production": {
"username": "root",
"password": "root",
"database": "seguranca_nodejs_production",
"host": "127.0.0.1",
"dialect": "postgres"
}
}
Basta você substituir o username e o password de acordo com sua instalação e usuários, no meu caso o username e a password são 'root'. Outra coisa que precisa ser feita é trocar as databases do Postgre para alguma que você já tenha ou então criar as databases no PostgreSQL, caso você não tenha uma database para o projeto ainda, você só precisa entrar na linha de comando do Postgre e usar os seguintes comandos:
CREATE DATABASE seguranca_nodejs;
CREATE DATABASE seguranca_nodejs_test;
CREATE DATABASE seguranca_nodejs_production;
Esses nomes das databases foram escolhidos por mim, mas fique a vontade para usar os nomes que preferir. Como no curso só é usado o ambiente de desenvolvimento, você pode criar somente uma database e usar ela para todos os ambientes. Depois de fazer essas configurações, você só precisa aplicar as migrações já existentes no projeto usando o Sequelize, através do seguinte comando no terminal da pasta do seu projeto:
npx sequelize db:migrate
O comando acima já deve deixar tudo pronto para o projeto, o Sequelize vai ler as migrações já existentes e vai usá-las para criar e alterar as tabelas no banco de dados. Espero ter ajudado!