Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Tabelas Dinâmicas x Business Inteligence

Viviane,

Já mexi um pouco com tabelas dinâmicas. Em sua opinião, elas podem substituir ferramentas de BI ?

3 respostas

Oi Marcelo, dando meu pitaco aqui de quem usa Excel o tempo inteiro pra fazer análises.

A minha opinião é que você consegue fazer tudo o que você conseguiria fazer nas ferramentas de BI com o Excel. Ou seja, você tem tudo no Excel, que é barato e fácil de se aprender.

O lado negativo do Excel é que algumas análises que você pode querer fazer podem ser bem complicadas de executar ali e em uma ferramenta de BI, puxar os dados, fazer as agregações, pivot tables etc podem ser bem simplificados, principalmente se você conhecer bem a ferramenta e ela for realmente poderosa, como o Tableau por exemplo (que eu gosto também), puxando informação de várias fontes etc.

Então a resposta pra mim é: não substitui, mas é um excelente complemento inclusive para mais análises complexas.

Obrigado pelo feedback, Adriano. Mas gostaria de saber quais ferramentas de BI você usa além do Tableau.

Valeu!

solução!

Opa Marcelo, usei também durante um bom tempo o Oracle BI, mas odiava a usabilidade dele :)