4
respostas

tabela de usuários que farão login no sistema web

Boa noite pessoal, minha dúvida esta relacionada a criação da base de dados, exemplo: estou criando um sistema web no qual a primeira coisa a ser feita pelo usuário é o login para acessar os recursos do sistema. qual é a melhor forma para criar os usuários que poderão fazer login no sistema? seria criando uma tabela no banco exemplo: tb_login com usuário varchar é senha varchar ?

4 respostas

Olá André! Sua dúvida parece ser bem abrangente. Recomendo o “Curso PHP e MySQL II: Cookies, sessões e mais recursos” no qual você aprenderá sobre autenticação de usuário. A partir daí, se você não sanou sua dúvida, será mais fácil para você explicar melhor o seu problema para podermos ajudar.

André, mais ou menos isso... Cria seu campo de login e senha como varchar e no seu código de criação de login, verificação e etc, você utiliza alguma codificação para salvar no banco. Exemplo:

INSERT tb_login (usuario, senha) VALUES ($usuario, sha1($senha))

No select para verificar se a senha digitada está correta a mesma coisa: SELECT usuario WHERE senha = sha1($senha)

Existem outras formas de encriptação claro, da uma pesquisa por SHA1 e MD5 e faça o curso indicado pelo Junior, vale a pena!

vlw pessoal vou ver o conteúdo proposto por vcs :D abraço.

André, se a minha colaboração ou a do Fernando contribuiu com sua dúvida, marque por favor o tópico como solucionado. Grato.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software