1
resposta

Tabela Clientes | Coluna Assinatura Ativa

Apenas uma Observação: Para uma melhor compreensão do exercício aplicado, creio que a Coluna Assinatura ativa da tabela cliente deveria ser formatada como Assinaturas e as respostas como Ativa ou Inativa.

No cálculo do % do cartão, a formula calcula Total de assinaturas inativas /"dividindo" pelo total de Assinatura ativa para chegar aos 33%, quando na verdade, a divisão correta deveria ser Total de assinaturas inativas / Total de Assinaturas. faz sentido?

1 resposta

Oi, Geison, tudo bem?

Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Obrigada pelo feedback, ele é de extrema importância para a constante melhoria da Alura :)

Excelentes pontos que você trouxe! Utilizar uma coluna chamada "Assinaturas" e preenchê-la com "Ativo" ou "Inativo" é uma forma válida e chega no mesmo resultado quando comparamos à estrutura da tabela usada no curso, que possui uma coluna chamada "Assinatura ativa" com os valores "sim" e "não". De ambas maneiras, conseguimos ter uma noção acerca das assinaturas que estão ativas ou não. Por esse motivo, não aplicaremos a alteração que você propôs, mas saiba que ela é completamente válida!

Com relação ao cálculo de porcentagem, o seu apontamento faz todo o sentido! Para encontrar essa relação, precisamos dividir a quantidade de assinaturas inativas pelo total de assinaturas presentes em nossa tabela. Para isso, utilizamos os seguintes itens:

  • [Total de assinaturas inativas]: quantidade de todas as assinaturas inativas (que possuem a palavra "não");
  • COUNT(Clientes[Assinatura ativa]: quantidade total de assinaturas.

Como a coluna "Assinatura ativa" (da tabela Clientes) possui valores que contemplam tanto as ativas quanto as inativas, ela já apresenta o total de assinaturas — basta utilizar a função COUNT() para obter essa quantidade, como vimos acima.

Geison, espero ter ajudado com a explicação! Se surgirem novas dúvidas, fico à disposição.

Um forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!