Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Tab Hass.io não existe na minha versão do home assistant - Para você que não tem um Raspberry deseja instalar o Home Assistant em um PC

Olá,

Como não tenho um RaspberryPi resolvi instalar o home assistant em um netbook antigo que tenho aqui com o S.O Linux Mint 19.

Depois de um verdadeiro inferno para conseguir instalar (o instalador padrão deu erro para baixar a maioria dos pacotes que são dependencias então tive que ver quais eram e instalar manualmente), eis que finalmente consigo fazer o servidor funcionar.

O problema é que não há a seção do Hass.io (tentei acessar direto pela URL inclusive) no meu Home Assistant, de forma que as configurações que o instrutor faz no video ficam inacessiveis.

Pensando que poderia ter havido algum problema na instalação, resolvi instalar na minha maquina principal (windows 10), segui o tutorial em video do proprio grupo do home assistant. No windows a instalação ocorreu sem falhas, mas a interface é a mesma que a da minha instalação anterior.

Como posso contornar issso ?

4 respostas

Caro Daniel, você pode especificar melhor qual a tab ?

Olá Ricardo, perdão pela demora em responder

Eu não tenho um Raspberry, mas como tinha um netbook antigo sem uso aqui, pensei em usa-lo para as atividades do curso no lugar da RP.

Pois bem, não sei se o suporte para esse tipo de instalação foi suspenso pela equipe do Home Assitant, mas tive de buscar no site sobre a opção para instalar diretamente no computador (diferente da epoca em que você gravou a aula no qual essa opção era listada junto com o instalador para RP).

Meu problema foi que ao baixar para o meu netbook (linux mint 19), seguindo todas as recomendações oficiais do site do site, a "versão" do home assitant simplesmente não possuia a tab "Hass.io", que fica abaixo da tab "Configuration" no menu lateral esquerdo do Home Assitant.

No curso, a maioria das configurações que você faz são por telas naquela tab.

Nos foruns do proprio HA haviam pessoas confusas sobre o porquê disso.

Instalei o HA no meu computador windows 10 e novamente, e tive o mesmo problema.

Encontrei uma solução, vou descrevê-la a seguir.

solução!

A solução que encontrei para usar o HA executando a partir do meu computador foi seguir o passo a passo deste video:

Nele, o usuário cria uma maquina virtual com uma instalação do Ubuntu server e instala o HA nela. Seguindo esses procedimentos , consegui usar o HA (e o servidor MQTT e etc...) da mesma forma que você faz nos videos.

Ótimo, que bom que funcionou!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software