Eu consegui fazer pulsar mas não sei se minha lógica está certa....
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = 'red';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var raio = 20;
var sentido = 1;
function pulsaBolinha() {
limpaTela();
if(raio < 20) {
sentido = 1;
} else if(raio > 30) {
sentido = -1;
}
desenhaCirculo(20, 20, raio, 'red');
raio = raio++ + sentido;
}
setInterval(pulsaBolinha, 20);
</script>