Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Switch L3, trunking e RIP

Estou tentando replicar no laboratorio um rede parecida com a que possuo na empresa, nos switchs l3 que possuo aqui não tenho que configurar dot1Q encapsulation. basta eu informar que aquela interface é trunk e colocar a vlan allowed na porta.

Mas nos cisco não estou conseguindo, isso se deve à falta do encapsulation? Notei que nos roteadores que possuo o Rip está ativo. Se deve a isso?

Teremos uma sessão para cobrir esse conteudo?

3 respostas

Olá, Paulo!

Você está correto, a diferença que você está notando é devido à diferença entre os switches que você está usando em seu laboratório e os switches da Cisco.

Nos switches da Cisco, é necessário especificar o encapsulamento 802.1Q (dot1Q) ao configurar uma interface como trunk. Isso é feito com o comando switchport trunk encapsulation dot1q no modo de configuração da interface. Após definir o encapsulamento, você pode então definir a interface como trunk com o comando switchport mode trunk.

Por exemplo, se você estiver configurando a interface GigabitEthernet 0/1 como trunk, você faria:

Switch(config)#interface GigabitEthernet 0/1
Switch(config-if)#switchport trunk encapsulation dot1q
Switch(config-if)#switchport mode trunk

Em relação ao RIP (Routing Information Protocol), ele é um protocolo de roteamento que os roteadores usam para trocar informações sobre rotas de rede. No entanto, o RIP não tem relação direta com a configuração de uma interface como trunk ou com o encapsulamento 802.1Q.

Sobre a sua última pergunta, sim, acredito que teremos uma sessão para cobrir esse conteúdo, em breve.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Renan, boa tarde!

Esclareceu sim. Mas permaneço com o problema no lab que estou montando no packet tracer.

Configurei um switchcore com a vlan 20 e ip 172.16.2.1 e as estações com a mesma rede e os finais .3,.4 e .5!!

Os switchs ficam alarmando:

%CDP-4-NATIVE_VLAN_MISMATCH: Native VLAN mismatch discovered on GigabitEthernet1/0/13 (20), with Switch FastEthernet0/20 (1).

Mas quando faço:

switchport mode vlan 20 
switchport access vlan 20 

No switch2, eu paro de conseguir pingar o 172.19.6.1

Tentei fazer o upload da Imagem aqui mas não sei se foi. Então hospedei para que possam vê-la.

https://biss-it.com.br/lab_rede.png

solução!

Achei o problema. Quando configuramos um switch camada 2, gerenciável e espetamos o cabo nele, ele trafega na vlan padrão que é a 1. Tinha 3 switch com 3 maquinas cascateadas, conforme a imagem do post anterior. Mas usei os switchs como se fossem não gerenciáveis, ou seja, sem configurar a tag de vlan correta( pois eles eram apenas cascateadores), contudo o switch que interligava com o switch core, reclamava da diferença de tag.

Configurei todos os switches com a vlan 20 e foi tudo ok, agora vou tentar fazer o roteamento