3
respostas

Swarm e K8s

Boa tarde, gostei muito da sua didática, realmente foi um curso muito bom. Eu gostaria de tirar algumas dúvidas com você sobre o swarm e o k8s (Kubernetes). A dúvida é a seguinte, vi tanto no seu curso quanto no de k8s, que no fim das contas o docker roda dentro de uma VM, quando você cria lá uma vm pelo docker machine. Então um cluster seria um conjunto de VM's que rodam um ou mais containers dentro deles, e não um conjunto de containers?

Eu fico confuso também no proposito da coisa, pelo que eu entendi, o proposito do docker é simplificar a replicação de ambientes, escalabilidade e também economia de recursos, só que no fim das contas você vai ter lá uma VM parruda com um monte de VM's pequenas rodando container como se fossem microprocessos dentro de uma máquina, mas ainda sim sua VM precisa ser parruda para aguentar grandes picos quando precisar. Pode me ajudar entender melhor?

3 respostas

Olá Cassiano, tudo bem?

Obrigado pelo feedback :)

Um cluster é um conjunto de nós (no caso máquinas) que estão trabalhando em conjunto.

Respondendo a sua segunda dúvida. Não teríamos uma grande VM com diversas VM's pequenas dentro. Teríamos diversas VM's pequenas, cada uma rodando os containers necessários.

Entendi, mas quando eu crio um cluster eu passo uma serie de configurações de recursos que aquele cluster, e dentro do cluster eu tenho essas mini VM's que você comentou certo?

Isso mesmo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software