Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

swagger-ui.html com erro 403 Spring Boot versão 2.6.4

Já olhei a resposta https://cursos.alura.com.br/forum/topico-swagger-ui-html-com-erro-403-137560 E mesmo fazendo as configurações http://springfox.github.io/springfox/docs/current/#migrating-from-existing-2-x-version

poom.xml io.springfox springfox-boot-starter 3.0.0

<!-- io.springfox springfox-swagger2 3.0.0

<dependency>
        <groupId>io.springfox</groupId>
        <artifactId>springfox-swagger-ui</artifactId>
        <version>3.0.0</version>
    </dependency>

anotação desabilitada @SpringBootApplication @EnableSpringDataWebSupport @EnableCaching //@EnableSwagger2 public class ServiceApiAulaApplication {

public static void main(String[] args) {
    SpringApplication.run(ServiceApiAulaApplication.class, args);
}

} Classe de Configuração

//Configuração para recursos estaticos (js, css, imagens, etc) @Override public void configure(WebSecurity web) throws Exception { web .ignoring() .antMatchers("/.hmtl","/v2/api-docs", "/webjars/","/configuration/","/swaager-resouces/"); }

Não funciona, lembrando que o item abaixo não funciona, foi postado errado:

A partir da versão 2.6 do Spring Boot houve uma mudança que impacta na utilização do Springfox Swagger, causando uma exception ao rodar o projeto. É necessário adicionar a seguinte propriedade no arquivo application.properties para que o projeto funcione sem problemas:

spring.mvc.pathmatch.matching-strategy=ant_path_matcher errado(não sei se era assim em versões anteriores)

spring.mvc.pathmatch.matching-strategy=ant-path-matcher correto(assim compila)

De qualquer forma não consegui. Alguem pode me ajudar?

7 respostas

Oi Marcos,

Vi isso aqui nas suas configurações de segurança:

web.ignoring().antMatchers("/.hmtl","/v2/api-docs", "/webjars/","/configuration/","/swaager-resouces/");

Tem alguns errinhos nessa linha, sendo que o correto é ela estar assim:

web.ignoring().antMatchers("/**.html", "/v2/api-docs", "/webjars/**", "/configuration/**", "/swagger-resources/**");

Veja se resolve com esse ajuste.

solução!

Fala Rodrigo.... Me desculpe.... tinha mesmo esse erro. Mas mesmo corrigindo não funcionou!

Descobri que a versão do Springfox 3.0.0 não funciona com versões acima de 2.5.7 do SpringBoot. Então Usei: Springfox 3.0.0 com SpringBoot 2.6.4.... não funciona Springfox 3.0.0 com SpringBoot 2.5.7.... não funciona Springfox 2.9.2 com SpringBoot 2.6.4.... não funciona Springfox 2.9.2 com SpringBoot 2.5.7.... funcionou

Ah sim, tem problemas de compatibilidade com as novas versões, infelizmente :(

Está no meu planejamento gravar um vídeo extra sobre o SpringDoc e adicionar no curso, como uma alternativa ao SpringFox Swagger.

Bons estudos!

VALEUUU MANNNN! ahhhhh.... ótima didática a sua.... valeu mesmo

Olá Marcos. Eu fiz a migração do SpringFox para o OpenApi e está disponível no meu repositório se quiser dar uma olhada.

Segue o link para o diff da alteração para adicioná-la: https://github.com/rogeriofonseca/forum-alura/commit/3304ae62b95b55aa5060ae3fccde3ed209cd3d66

Pessoal estou com esse problema também. Tem previsão para atualizar o treinamento. Obrigado?

Já ta na fila aqui para incluir uma atividade explicando o problema e mostrando como utilizar o SpringDocs como alternativa. Valeu!