Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Suspensão

Quando colocamos o computador em modo suspensão, e ligamos e o pc estava do jeito que deixamos, é porque a memória RAM não foi apagada quando o pc foi desligado? O gasto de energia do PC é o mesmo? Quais as diferenças de desligar e suspender o pc?

1 resposta
solução!

Olá, Marcos! Você fez uma pergunta muito interessante sobre os modos de suspensão e desligamento do computador.

Quando você coloca seu computador em modo de suspensão, o estado atual do sistema, incluindo todos os programas abertos e trabalho não salvo, é armazenado na memória RAM, e a maior parte do sistema é desligada, exceto a RAM. Isso permite que o computador seja ligado rapidamente e você possa voltar ao que estava fazendo sem perder nada. Então, sim, você está correto ao dizer que a memória RAM não é apagada quando o PC é suspenso.

Em relação ao consumo de energia, a suspensão usa menos energia do que quando o PC está em uso, mas mais do que quando está completamente desligado. Isso ocorre porque a RAM ainda precisa de energia para manter os dados. No entanto, esse consumo de energia é significativamente menor do que o consumo normal do computador.

Agora, quando você desliga o computador, todos os programas são fechados e o trabalho não salvo é perdido. Como mencionado na aula, a memória RAM é uma "memória volátil", o que significa que os dados são apagados quando o computador é desligado. Isso significa que, quando você liga o computador novamente, o sistema operacional e todos os programas devem ser carregados na memória novamente, o que pode levar mais tempo do que sair do modo de suspensão.

Em resumo, a principal diferença entre suspender e desligar o PC é que a suspensão permite que você retome rapidamente o seu trabalho, enquanto o desligamento requer que o sistema operacional e os programas sejam carregados novamente na memória RAM. Além disso, a suspensão consome um pouco de energia para manter os dados na RAM, enquanto o desligamento não consome energia.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software