Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Suporte para email

Olá, pessoal tudo bem?

Gostaria que me dissessem configurações basicas e intermediárias de suporte a email coorporativo por favor
(se quiserem podem colocar avançadas também, mas à parte por favor)

Podem citar qualquer provedor, mas por favor coloquem de preferência o google e o exchange...

Vou citar um exemplo, encaminhamento automático de mensagem de uma caixa de entrada de um funcionário para o outro funcionário...

Existe uma configuração também que eu vi que acho que poderia ser entre provedores o encaminhamento (eu não lembro se era isso, eles faziam uma troca de dominio eu não me recordo se era isso e qual era a situação, então por favor me perdoem se falei alguma besteira)

Teve uma também que era o ajuste da hora para sincronizar o recebimento dos emails que estavam chegando atrasados na caixa de entrada do cliente...aqui quero deixar claro que não estou falando do outlook...

Citem as configurações que vocês conhecem, expliquem as dai de cima e adicionem as que vocês souberem também por favor, conheço muito pouco de email e ainda não tive oportunidade de mexer em portal de email corporativo, se vocês souberem de algum que eu possa usar gratuitamente citem ai embaixo também...

1 resposta

Olá! Tudo bem?

No e-mail corporativo, existem várias configurações que podem ser exploradas.

Algumas configurações básicas são a criação e gerenciamento de caixas de e-mail, aliases, grupos, limites de armazenamento, redefinição de senha, bloqueios e regras de encaminhamento. O encaminhamento automático que você citou é um exemplo: uma mensagem recebida por uma conta pode ser encaminhada para outro endereço, de acordo com as políticas definidas pelo administrador.

Também existem configurações relacionadas ao domínio. É possível, por exemplo, configurar registros DNS como MX, SPF, DKIM e DMARC, que participam do recebimento, autenticação e proteção contra falsificação de e-mails. Em uma migração entre provedores, também é possível manter o mesmo domínio e alterar os registros MX para direcionar o recebimento para o novo serviço. Isso é diferente de simplesmente encaminhar mensagens entre duas caixas.

Já problemas de mensagens chegando atrasadas podem envolver fatores como DNS, filas de entrega, filtros antispam, servidores de origem/destino e sincronização do cliente com o servidor, então é importante analisar os cabeçalhos e os horários registrados na mensagem antes de alterar alguma configuração.

Como configurações intermediárias e avançadas, entram políticas de retenção, auditoria, regras de fluxo de mensagens, listas de bloqueio e permissão, grupos, caixas compartilhadas, delegação de acesso, autenticação multifator, políticas antispam e antiphishing, além de mecanismos de arquivamento e conformidade.

Para praticar, tanto o Google Workspace quanto o Microsoft 365 possuem ambientes de avaliação e documentação oficial, mas a disponibilidade de testes gratuitos e seus limites podem mudar. Para quem está começando, vale primeiro entender a relação entre domínio, DNS, registros MX, autenticação e a caixa postal, porque isso ajuda bastante a compreender o que acontece por trás do portal de administração.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado