A empresa Art & Co é especializada em produzir arte em madeira, desde esculturas de parede a móveis artesanais. A equipe de marketing decidiu usar o Golden Circle para definir a mensagem principal da empresa.
Sendo integrante da equipe, defina o porquê da empresa, como ela cumpre esse propósito e o quê que oferece. Para isso, siga os seguintes passos que aprendemos na aula:
- Comece com o porquê:
O primeiro passo é definir o propósito da sua empresa. Pergunte-se: "Por que fazemos o que fazemos? Qual é a nossa missão? Qual é a nossa visão?". O objetivo é encontrar uma razão para existir que seja maior do que apenas ganhar dinheiro. Isso deve ser inspirador e motivador para os funcionários e clientes.
- Descubra o como:
Em seguida, determine como a empresa alcança o seu propósito. Pergunte-se: "Como fazemos o que fazemos? Qual é a nossa abordagem única para resolver os problemas dos clientes?". Isso deve ser algo que diferencie a empresa da concorrência e mostre de que forma a empresa se diferencia no mercado.
- Defina o quê:
Por fim, determine o que a empresa oferece. Pergunte-se: "O que fazemos? Quais são os nossos produtos e serviços?". Isso deve estar alinhado com o propósito e a abordagem da empresa.
Esquema visual do Golden Circle: três círculos, um dentro do outro, o menor com a frase "Por quê", o do meio com a palavra "Como" e, o mais exterior, contendo os outros dois, com a frase "O quê".
Lembre-se de que o Golden Circle não é apenas uma fórmula a ser seguida, mas sim um processo contínuo de reflexão e aprimoramento. Ele ajuda a empresa a criar uma estratégia clara e coerente que pode ser comunicada com clareza para clientes e pessoas colaboradoras, o que também ajuda a orientar as decisões de negócios.