Pessoal,
Hoje estou com o seguinte desafio em meu trabalho: Temos, assim como várias empresas, fontes de informações de várias origens (sem qualquer integração automática/conexão de dados), que até então foram estruturadas e normalizadas em no MS Access e posteriormente utilizadas em análises esporádicas, assim como trabalhos analíticos desenvolvidos com ferramentas de BI (PowerBI/Tableau). Esta estrutura surgiu da necessidade de haver um local único que centralizasse todas as informações de forma consistente e confiável, possibilitando também a utilização de históricos. Visto que ainda posso ter algumas restrições de utilização de ferramentas mais robustas como SQL Server por exemplo, gostaria de saber se poderiam me sugerir um passo a passo ou alternativas para construir um DW mais robusto que um Access e de fácil utilização, para estabelecer um ciclo de dados mais estruturado, considerando também ferramentas e tecnologias (se possível open source) para criar um bom processo ETL.
Além disso, preciso de um ambiente analítico que seja facilmente compartilhado com pessoas que poderão precisar desenvolver ou dar manutenção nas bases, assim como usuários que precisarão consumir as informações.
Enfim, gostaria de um esclarecimento de como seria um processo estruturado para criar um DW interno do meu depto do zero (considerando futuras análises utilizando machine learning e modelos estatísticos) e quais as melhores opções de ferramentas.
Desculpe se fui redundante, e muito obrigado pela ajuda!
Abs!