2
respostas

Sugestões de estudos para meu caso

Olá! Sou novo na comunidade. Sou formado em Processamento de Dados, mas estou desatualizado há quase 30 anos. Hoje tenho uma financeira que atua como correspondente bancária vendendo empréstimos consignados para bancos. Voltei a estudar um pouco e melhorei o processo de vendas usando VBA no Excel com Selenium e mySQL, o que fez as vendas aumentarem em 70% Os atendentes, com os dados dos clientes, acessam sites dos governos para obter os dados dos empréstimos de cada cliente, acessam planilhas fornecidas pelos bancos para cálculos de portabilidades, refinanciamentos ou novos empréstimos, passam as informações para nosso operacional que faz a transmissão dos novos contratos nos sistemas dos próprios bancos. Todo o nosso controle de vendas é feito por meio de planilhas. Por isso, comecei com o VBA. Eu simplesmente automatizei, com o VBA, o Selenium e o mySQL, o processo manual que os vendedores faziam. O processo de venda, do início ao fim (quando os vendedores passam as informações para o operacional, após a finalização da venda), foi agilizado de uma média de 50 minutos por atendimento para 15 minutos. Na minha época estava começando o uso de SQL. Então, não sei quase nada. Devido aos limites do Excel e do VBA, comecei a integrar códigos em Python com o VBA para não deixar a planilha de vendas muito grande e lenta. O Python também já está funcionando com Selenium e com mySQL. Tudo o que consegui fazer até agora foi por meio de garimpo na internet (Google e Youtube). Meu objetivo é sair do processamento local e desenvolver tudo o que for preciso para automatizar todas as operações da empresa na Internet, no site da empresa (que ainda não existe) e para mobile para oferecer uma estrutura e um nível de atendimento que não conheço em qualquer outro correspondente bancário. A princípio, pensei em aprofundar em Python, em SQL e começar a aprender a programar para a Internet usando Python mesmo, mas as opções são muito variad