2
respostas

Sugestões de estudos para meu caso

Olá! Sou novo na comunidade. Sou formado em Processamento de Dados, mas estou desatualizado há quase 30 anos. Hoje tenho uma financeira que atua como correspondente bancária vendendo empréstimos consignados para bancos. Voltei a estudar um pouco e melhorei o processo de vendas usando VBA no Excel com Selenium e mySQL, o que fez as vendas aumentarem em 70% Os atendentes, com os dados dos clientes, acessam sites dos governos para obter os dados dos empréstimos de cada cliente, acessam planilhas fornecidas pelos bancos para cálculos de portabilidades, refinanciamentos ou novos empréstimos, passam as informações para nosso operacional que faz a transmissão dos novos contratos nos sistemas dos próprios bancos. Todo o nosso controle de vendas é feito por meio de planilhas. Por isso, comecei com o VBA. Eu simplesmente automatizei, com o VBA, o Selenium e o mySQL, o processo manual que os vendedores faziam. O processo de venda, do início ao fim (quando os vendedores passam as informações para o operacional, após a finalização da venda), foi agilizado de uma média de 50 minutos por atendimento para 15 minutos. Na minha época estava começando o uso de SQL. Então, não sei quase nada. Devido aos limites do Excel e do VBA, comecei a integrar códigos em Python com o VBA para não deixar a planilha de vendas muito grande e lenta. O Python também já está funcionando com Selenium e com mySQL. Tudo o que consegui fazer até agora foi por meio de garimpo na internet (Google e Youtube). Meu objetivo é sair do processamento local e desenvolver tudo o que for preciso para automatizar todas as operações da empresa na Internet, no site da empresa (que ainda não existe) e para mobile para oferecer uma estrutura e um nível de atendimento que não conheço em qualquer outro correspondente bancário. A princípio, pensei em aprofundar em Python, em SQL e começar a aprender a programar para a Internet usando Python mesmo, mas as opções são muito variadas e fiquei perdido. Voltei a me apaixonar pelo desenvolvimento de software depois de ter conseguido fazer a empresa crescer com apenas 3 meses de estudos e programação em VBA. Minha vontade é estudar 24h por dia, mas quero seguir uma direção eficiente e eficaz. O que vocês me recomendam?

2 respostas

Olá Marcelo tudo bem ?

Poxa muito legal sua história, muito bacana você ter compartilhado aqui conosco o processo tecnológico do funcionamento da sua financeira.

Pois bem observei que você já possui uma formação em Processamento de Dados e que está estudando sobre Python eu posso estar te indicando um plano de estudos de DATA SCIENCE (Nesse plano de aula ele vai abordar bastante sobre Python , Estatística com Python,Regressão Linear: Testando Relações e Prevendo Resultados). Acredito que pelo seu conhecimento e sua atuação profissional esse plano pode te ajudar muito.

Minha recomendação é que primeiro você faça o plano de aula de DATA SCIENCE que abordará muitas coisas do seu interesse e após isso , você dar um avanço no SQL , e em relação há criação de um Site ou coisa do tipo ai já é necessario ter um conhecimento em Front-End e Back-end, então para você não se perder noque está fazendo , o ideal é você focar em uma coisa só.

Por você já ter uma formação em Processamento de Dados , acredito que os estudos em Data Science vai ser tranquilo para você , e lembre-se de conseguir ir fazendo as coisas dentro do seu ritmo. Quando estamos aprendendo algo novo ou estamos estudando sobre algo que gostamos muito , acabamos perdendo a noção de tempo , então minha recomendação é que você consiga planejar bem seu tempo desde o horário de trabalho , horário de descanso/lazer e estudo , se você conseguir estudar 1hr por dia você vai ver que já vai fazer uma grande diferença , por que você vai obter um conhecimento , vai ter tempo de filtrar e praticar.

Vou estar deixando aqui um Alura + que fala sobre ritmo de estudos , recomendo que você dê uma olhada são apenas 6 min que pode te ajudar muito. =)

Espero ter te ajudado , caso tiver dúvidas sinta-se a vontade para compartilhar aqui no fórum que ficaremos muito felizes em poder te ajudar. =)

Abraços e bons estudos.

Muito obrigado, Suelen!