Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Sugestão - UTM para Macs M1 M2 M3

A Virtual box nao funciona nos "não tão novos" macs e a oracle já disse que no momento não tem interesse em mudar isso, depois de lutar muito cheguei ao UTM, só que a forma de criar as maquinas são um pouco diferente. Como sugestão seria legal ter uma aula de utilização desse programa da msm forma que é feito com o VirtualBox. Vou ficar batendo a cabeça aqui mais um pouco até o servidor funcionar, mas pode ter gente que vai achar isso uma barreira grande para começar na area. Abraços.

3 respostas
solução!

Olá, Bruno!

Entendo sua frustração com a incompatibilidade do VirtualBox com os Macs mais recentes. Sua sugestão de incluir uma aula sobre o UTM é bem interessante. Super obrigado pelo feedback!

Enquanto isso, gostaria de oferecer uma breve orientação sobre como você pode configurar uma máquina virtual no UTM, que é um pouco diferente do VirtualBox.

1. Abra o UTM e clique em "Create a New Virtual Machine".
  2. No campo "Name", você pode colocar "Linux", assim como faria no VirtualBox.
  3. Na seção "System", você pode definir a quantidade de memória e CPU que deseja alocar para a máquina virtual, da mesma forma que faria no VirtualBox. Lembre-se de não alocar todos os recursos do seu computador para a máquina virtual.
  4. Na seção "Drives", você pode adicionar a imagem ISO do Ubuntu Server que baixou. Para isso, clique em "New Drive" e, em seguida, em "Import Drive". Selecione a imagem ISO do Ubuntu Server e clique em "Open".
  5. Na seção "Network", certifique-se de que a opção "Emulated Device" esteja configurada como "Intel 82540EM (e1000)" para emular uma placa de rede Gigabit Ethernet da Intel, semelhante ao que faríamos no VirtualBox.
  6. Clique em "Save" para salvar a configuração da máquina virtual.

Agora, você já pode iniciar a máquina virtual clicando em "Start". O processo de instalação do Ubuntu Server deve ser semelhante ao descrito na aula, uma vez que estamos apenas emulando o hardware em um software diferente.

Bons estudos!

Grande Lucas, muito obrigado, desculpe se pareci frustrado, na verdade não fiquei pois consegui solucionar sozinho e acho que isso é uma das funções do devops achar soluções para cada barreira que aparecer, correto? Na hora que estava desbravando o problema pensei como um novato que poderia achar que aquilo já seria bem complicado. Vou mudar minha Network para ficar parecida com a do curso, obrigado! Fiquei na duvida do nome do servidor, que para mim apareceu só no final da instalaçao, coloquei server mesmo, tem problema? Muito obrigado, espero que esse post ajude muita gente.

Muito legal o seu relato! Fico feliz que tenha conseguido.

Não há problema em atribuir o nome server mesmo.

Bons estudos!