Olá, Bruno!
Entendo sua frustração com a incompatibilidade do VirtualBox com os Macs mais recentes. Sua sugestão de incluir uma aula sobre o UTM é bem interessante. Super obrigado pelo feedback!
Enquanto isso, gostaria de oferecer uma breve orientação sobre como você pode configurar uma máquina virtual no UTM, que é um pouco diferente do VirtualBox.
- Abra o UTM e clique em "Create a New Virtual Machine".
- No campo "Name", você pode colocar "Linux", assim como faria no VirtualBox.
- Na seção "System", você pode definir a quantidade de memória e CPU que deseja alocar para a máquina virtual, da mesma forma que faria no VirtualBox. Lembre-se de não alocar todos os recursos do seu computador para a máquina virtual.
- Na seção "Drives", você pode adicionar a imagem ISO do Ubuntu Server que baixou. Para isso, clique em "New Drive" e, em seguida, em "Import Drive". Selecione a imagem ISO do Ubuntu Server e clique em "Open".
- Na seção "Network", certifique-se de que a opção "Emulated Device" esteja configurada como "Intel 82540EM (e1000)" para emular uma placa de rede Gigabit Ethernet da Intel, semelhante ao que faríamos no VirtualBox.
- Clique em "Save" para salvar a configuração da máquina virtual.
Agora, você já pode iniciar a máquina virtual clicando em "Start". O processo de instalação do Ubuntu Server deve ser semelhante ao descrito na aula, uma vez que estamos apenas emulando o hardware em um software diferente.
Bons estudos!