1
resposta

[Sugestão] Utilizar MAPAS MENTAIS ajudará nos estudos para a memória de longo prazo

Eu já venho utilizando os mapas mentais para estudar e agora assistindo estes módulos conseguirei utilizar os mapas mentais com mais eficiência, ou seja, no mapa mental consigo:

• Subdividir o assunto estudado;
  • Fazer revisões periodicamente de horas depois, de 24 horas de depois, de 1 semana e de 1 mês depois para fixar o conteúdo na memória de longo prazo;
  • Posso fazer links com assuntos diferentes;
  • Fica mais fácil fazer um aula de um assunto com o mapa mental daquele assunto já estudado.

Minha intenção é utilizar o mapa mental para conseguir guardar o assunto estudado na memória de longo prazo.

Tenho 47 anos e venho tentando achar uma forma de estudar com eficiência e agora achei o caminho certo através das aulas da professora Suzana Braga Lisboa. Por isso, queria agradecer imensamente a professora Suzana Braga Lisboa pela sua simples forma didática de dar aula em que eu consegui entender e compreender com muita facilidade. Muuuuiiiiiiiiiiitttttttooooooooo Obrigaaaaaaaaadddddddoooooo professora Suzana e Alura !!!!!!!

1 resposta

Oi, Marcus! Como vai?

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Os mapas mentais são uma excelente ferramenta para organizar e fixar conteúdos. Do jeito que você explicou, sua abordagem está bem alinhada com os chunks, pois você separa os temas principais, encontra relações entre eles e revisa regularmente para reforçar o aprendizado. Isso fortalece a memória de longo prazo e facilita a recuperação das informações quando necessário.

Uma dica: ao revisar seus mapas mentais, tente explicar os conceitos em voz alta ou escrever um pequeno resumo sem olhar. Isso ajuda a testar sua retenção e identificar pontos que precisam de reforço.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)