1
resposta

[Sugestão] Utilizando o toggle

Um ano atrás eu parei neste mesmo exercício, pois não tinha condições de fazer sozinho, desta vez retornei e lendo a resposta dada a um tópico, que falava exatamente sobre aplicar conhecimentos que não foram abordados nos cursos anteriores, na resposta foi sugerido que usássemos fontes externas para pesquisas e resolução de problemas e exercícios, fomentando a pesquisa, busca ... "conversando' com o chatGPT sobre algumas dúvidas e erros na execução do código, fui apresentado a toggle e foi assim que ficou minha resolução AluGames:

function alterarStatus(id) {
    let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
    let imagem = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__img');
    let nomeJogo = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__name');
    let botao = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__button');

imagem.classList.toggle('dashboard__item__img--rented');
    botao.classList.toggle('dashboard__item__button--return');
if (imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')) {
    botao.textContent = 'Devolver';
} else {
    botao.textContent = 'Alugar';
}

}
1 resposta

Olá, Mike! Como vai?

Que legal ver seu progresso e como você está se desafiando a voltar aos exercícios! O uso do toggle é uma ótima maneira de alternar classes em elementos, tornando o código mais limpo e eficiente. Pelo que você compartilhou, parece que a lógica do seu código está bem estruturada para o que o exercício pede.

Você está utilizando o toggle para alternar as classes de imagem e botão, o que é perfeito para mudar o status de alugado para devolvido e vice-versa. Além disso, o uso de contains para verificar se a classe está presente e, assim, alterar o texto do botão, é uma abordagem prática e eficaz.

Um exemplo prático disso seria imaginar uma lista de jogos em uma página. Quando você clica em um jogo, a imagem e o botão associados a ele mudam de aparência e funcionalidade, indicando se o jogo está alugado ou disponível para aluguel. Isso melhora a experiência do usuário, tornando a interação mais intuitiva.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!