Nessa parte da trilha em JAVA relacionado à orientação a objetos,venho por meio deste trazer uma comparação:
vou escrever a mesma coisa,no caso a mesma ideia de código,tanto em Java quanto em Python. apesar de linguagens bem distintas, ainda sim são duas linguagens que tem sua base na orientação à objetos! Acompanhe abaixo:
primeiro,em python :
class Pessoa:
def __init__(self, nome):
self.nome = nome
def falar(self):
print(f"Olá, meu nome é {self.nome}")
agora,em Java:
public class Pessoa {
private String nome;
public Pessoa(String nome) {
this.nome = nome;
}
public void falar() {
System.out.println("Olá, meu nome é " + this.nome);
}
}
Com isso,podemos analisar bem o que são características de cada linguagem,como por exemplo sintaxe e suas palavras reservadas ( tanto o self,em Python,quanto o this em Java,sendo utilizadas para um mesmo conceito ).
agora,voltando para POO,podemos reparar que python trabalha bastante suas F-strings,enquanto java tem uma concatenação mais específica.
Estou em minhas primeiras experiências com Java,e venho compartilhar que não está sendo das experiências mais amigáveis me adaptar à essa nova linguagem. Entretanto,a bagagem que possuo por saber python me ajuda bastante quando preciso solucionar problemas dos exercícios da trilha de estudos.
Espero que isso seja interessante para novos alunos!
tendo uma boa base de estudos e constância e entendendo os principais conceitos de programação,o resto virá como consequência.