Acho que desde que me conheço por gente me acostumei a acordar cedo, sinto que meu dia não é o mesmo quando em raras ocasiões eu acordo um pouco mais tarde, mas para isso funcionar eu sempre recorro a alguns hábitos fundamentais que me ajudam muito na hora de acordar cedo e aqui vou citar cada um deles.
1 Refeições Leves antes de dormir.
Isso pode variar de acordo com cada pessoa, pois cada organismo é único, mas no geral se você está a poucas horas do seu horário de dormir o ideal é não exagerar muito em comidas que levem um tempo maior para digerir, evitar fast-foods e quaisquer outras comidas muito gordurosas é uma dica essencial para esse momento.
Prefira comidas como uma tapioca, batata doce, pãezinhos, chás, bolachas entre outros.
2 Estipular um horário limite para se manter acordado durante a noite.
Às vezes queremos ficar um pouco mais tarde estudando ou fazendo qualquer outra atividade, mas é essencial saber que qualquer minutinho a mais que passamos do nosso horário de sono, pode causar um impacto muito grande na nossa disposição e saúde no dia seguinte; por isso sempre é interessante deixar um horário limite para dormir, pois sabendo desse horário você fica mais regrado e saberá qual a quantidade de horas ideais que você deseja ter para o seu sono seguir tranquilo e não acordar demasiadamente cansado no dia posterior.
3 Fazer exercícios
Sempre fui um pouco ansioso e a prática de exercícios auxiliou muito em minha rotina diária para o controle da ansiedade e evidentemente ajuda aquando chegar a hora do sono, pois você já terá gastado toda sua energia durante o dia.
4 Ter meia hora longe de qualquer tela.
Sei que muitos estudos indicam até mais que isso, mas sabemos da nossa realidade e nem sempre temos todo esse tempo para ficar longe das telas, o ideal seria que nesse pequeno período antes do sono você pudesse fazer alguma leitura ou fazer qualquer outra atividade que te mantenha longe dos aparelhos eletrônicos, isso ajuda o cérebro a ir "desligando" devagarinho.
5 Hora de acordar.
Programar um alarme do despertador para um horário específico é válido!
Afinal de contas precisamos dar contas de todas nossas atividades diárias e para isso é importante aproveitarmos bem cada hora do nosso dia e cumprindo os hábitos anteriores, fica muito mais fácil levantar da cama e sair do loop do modo soneca rsrs.
6 Por fim, se conheça!
Não entrei em horários específicos, pois cada um tem sua rotina. Saiba o que funciona melhor para você e flexibilize seus horários sempre que necessário, mas saiba que cada um desses hábitos te ajudam a levantar cedo e disposto ao sair da cama.
Espero ter contribuído passando um pouco da minha experiência para vocês :)