1
resposta

[Sugestão] Trazendo alguns hábitos para acordar cedo no dia seguinte.

Acho que desde que me conheço por gente me acostumei a acordar cedo, sinto que meu dia não é o mesmo quando em raras ocasiões eu acordo um pouco mais tarde, mas para isso funcionar eu sempre recorro a alguns hábitos fundamentais que me ajudam muito na hora de acordar cedo e aqui vou citar cada um deles.

1 Refeições Leves antes de dormir.

Isso pode variar de acordo com cada pessoa, pois cada organismo é único, mas no geral se você está a poucas horas do seu horário de dormir o ideal é não exagerar muito em comidas que levem um tempo maior para digerir, evitar fast-foods e quaisquer outras comidas muito gordurosas é uma dica essencial para esse momento.

Prefira comidas como uma tapioca, batata doce, pãezinhos, chás, bolachas entre outros.

2 Estipular um horário limite para se manter acordado durante a noite.

Às vezes queremos ficar um pouco mais tarde estudando ou fazendo qualquer outra atividade, mas é essencial saber que qualquer minutinho a mais que passamos do nosso horário de sono, pode causar um impacto muito grande na nossa disposição e saúde no dia seguinte; por isso sempre é interessante deixar um horário limite para dormir, pois sabendo desse horário você fica mais regrado e saberá qual a quantidade de horas ideais que você deseja ter para o seu sono seguir tranquilo e não acordar demasiadamente cansado no dia posterior.

3 Fazer exercícios

Sempre fui um pouco ansioso e a prática de exercícios auxiliou muito em minha rotina diária para o controle da ansiedade e evidentemente ajuda aquando chegar a hora do sono, pois você já terá gastado toda sua energia durante o dia.

4 Ter meia hora longe de qualquer tela.

Sei que muitos estudos indicam até mais que isso, mas sabemos da nossa realidade e nem sempre temos todo esse tempo para ficar longe das telas, o ideal seria que nesse pequeno período antes do sono você pudesse fazer alguma leitura ou fazer qualquer outra atividade que te mantenha longe dos aparelhos eletrônicos, isso ajuda o cérebro a ir "desligando" devagarinho.

5 Hora de acordar.

Programar um alarme do despertador para um horário específico é válido!

Afinal de contas precisamos dar contas de todas nossas atividades diárias e para isso é importante aproveitarmos bem cada hora do nosso dia e cumprindo os hábitos anteriores, fica muito mais fácil levantar da cama e sair do loop do modo soneca rsrs.

6 Por fim, se conheça!

Não entrei em horários específicos, pois cada um tem sua rotina. Saiba o que funciona melhor para você e flexibilize seus horários sempre que necessário, mas saiba que cada um desses hábitos te ajudam a levantar cedo e disposto ao sair da cama.

Espero ter contribuído passando um pouco da minha experiência para vocês :)

1 resposta

Olá, William! Como vai?

Muito obrigada por compartilhar seus hábitos e dicas conosco! É muito valioso ter essa troca de experiências em nossa comunidade de aprendizado.

Todos os pontos que você mencionou são extremamente relevantes e, com certeza, vão ajudar muitos estudantes que têm dificuldade em acordar cedo ou que querem melhorar sua rotina de sono.

A alimentação leve antes de dormir, a definição de um horário limite para se manter acordado, a prática de exercícios, o tempo longe das telas e o autoconhecimento são, de fato, hábitos que podem contribuir muito para uma melhor qualidade de sono e, consequentemente, para um dia mais produtivo.

Além disso, gostaria de acrescentar que a qualidade do ambiente de sono também pode influenciar. Um quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável pode ajudar a ter um sono mais profundo e reparador.

Outro ponto que pode ser útil é a criação de uma rotina de relaxamento antes de dormir, que pode incluir atividades como meditação, leitura ou ouvir músicas tranquilas.

Espero que essas dicas adicionais possam complementar a sua contribuição e ajudar ainda mais nossos colegas de estudo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.