1
resposta

[Sugestão] Teste de fumaca / teste de sanidade

Fiquei com muita duvida em relacao a diferenca entre os dois testes, fui buscar mais informacoes em artigos e videos e o que deu a entender e que a professora explicou errado as definicoes de cada um. No caso seria o contrario, Teste de sanidade que faz parte do teste de regressao, tem a finalidade de testar as mudancas e o teste de fumaca testa bem ''por cima'' tudo que e criado. Vou deixar aqui uma imagem que me fez entender perfeitamente a diferenca entre os dois. Smoke Testing / Sanity Testing

1 resposta

Oi!

Sinto muito que a definição da aula não tenha ficado clara para você. Percebo que há algumas divergências entre a imagem que você compartilhou e a definição dada em aula, entretanto, essas definições podem variar de acordo com os métodos de teste de cada organização. De forma mais geral, como explicado em aula, o teste de fumaça testa funcionalidades críticas e não foca necessariamente em todo o sistema. A busca é por problemas que sejam mais críticos e evidentes, antes de focar em problemas específicos que exijam buscas mais profundas.

Já o teste de sanidade foca em funcionalidades específicas do sistema. O objetivo é verificar se alterações realizadas não afetaram negativamente as funcionalidades existentes e se a funcionalidade alvo está funcionando conforme o esperado.

Reforço que essas definições podem receber particularidades dependendo da forma como a equipe desenvolvedora trabalha.

Espero que tenha ficado mais claro! Agradeço por compartilhar suas observações conosco.

Abraços.