1
resposta

[Sugestão] Terminologias de serviços

Resumindo:

  • “Provedor de serviço” é o responsável por prestar ou oferecer o serviço.
  • “Consumidor” É o responsável por consumir o serviço.
  • O Consumidor é identificado por 3 tipos: Patrocinador, Cliente e Usuário. O consumidor “Patrocinador” é o responsável por aceitar a oferta do serviço e paga por ele. O consumidor “cliente” é responsável por definir os requisitos e controlar se o serviço realmente cumpre no seu dia a dia o que foi acordado. O consumidor “usuário” é o responsável por usar o serviço.
  • “Outras partes interessadas” são as pessoas que fazem parte de uma organização.
  • "Organização" é uma pessoa ou grupo de pessoas que têm suas próprias funções, com responsabilidades, autoridades e relacionamentos para atingir seus objetivos.
1 resposta

Olá, Daniel!

Obrigada por compartilhar essas definições de terminologias de serviços conosco. Realmente é importante entendermos esses conceitos para termos uma visão clara sobre o gerenciamento de serviços.

A definição de "consumidor" em três tipos diferentes é interessante e pode ajudar a esclarecer melhor as responsabilidades de cada um no processo de prestação de serviços. Além disso, é importante destacar a presença das "outras partes interessadas", que muitas vezes são esquecidas, mas também têm um papel importante no sucesso do serviço.

A definição de "organização" também é relevante, pois nos faz lembrar que o gerenciamento de serviços envolve não apenas as pessoas diretamente envolvidas na prestação do serviço, mas também toda a estrutura que a suporta.

Espero ter ajudado a esclarecer esses conceitos para você. Se tiver alguma outra dúvida, é só perguntar!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software