Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Terminal é diferente de shell

Seria muito interessante deixar claro, principalmente para quem está iniciando agora, que shell é uma coisa e terminal é outra. A "tela preta" com letras coloridas que foi aberta pela interface gráfica do Ubuntu é um terminal chamado gnome-terminal. O bash que o professor fala na aula, é o tal do shell, que é aberto "dentro do terminal", e que vai interpretar os comandos digitados no gnome-terminal para interagir com o kernel. Mesmo que o curso seja para iniciantes, bom mesmo é deixar os alunos familiarizados com os termos corretos, para que não fiquem perdidos (como eu fiquei) na hora de buscar respostas para suas dúvidas na comunidade. Introduzir os assuntos de forma superficial para que um conhecimento mais profundo seja pesquisado posteriormente é muito importante, na minha opnião.

1 resposta
solução!

Bom dia, Bruno. Corretíssimo!

Aquele é o terminal, e o bash é o programa interpretador, mas creio que isso é abordado com o andamento do curso, pois lembro vagamente de ter visto a tabelinha de shell, bash, zshell, etc em algum curso aqui da Alura, e acho que foi nessa formação.

Mas até entendo, pois, às vezes, você não vai estar usando o terminal do sistema, vai estar usando o terminal integrado, mas aqueles comandos funcionam por estarem rodando shell. Tipo, quando eu usava Windows, o VSCode tem um terminal integrado, mas o interpretador daquele terminal é o power shell, então praticamente nenhum comando é equivalente, e eu tinha que usar o wsl no terminal integrado para ter um bash pra usar.

Mas sua correção está corretíssima.