Bom, ao final da aula, percebi que, se o jogador acertasse de primeira ou com mais de uma tentativa, o alert exibido era: "Você acertou o número secreto com X tentativas." No entanto, havia um problema: quando o jogador acertava de primeira, a expressão correta deveria ser "Você acertou o número secreto com 1 tentativa", mas aparecia "Você... com 1 tentativas".
Tentei resolver essa questão para que, ao acertar de primeira, aparecesse a mensagem correta com "1 tentativa". Esclareci algumas dúvidas com a Luri (AI), mas isso gerou mais perguntasKKKK. Enfim, raciocinei um pouco eu consegui e esse foi o resultado.
alert("Jogo do número secreto");
// console.log("Nome do jogo");
let numeroSecreto = 7;
console.log("número secreto é " + 7);
let chute;
let tentativa = 1;
while (chute != numeroSecreto){
console.log('Executando a iteração ');
chute = prompt("Escolha um número ente 1 e 10");
console.log("prompt/instrução");
if (chute == numeroSecreto){
if(tentativa === 1){
alert(`Boa! Você acertou o número secreto ${numeroSecreto} de primeira.`);
// notificará que o jogador acertou com apenas uma tentativa
}
else{
alert(`Boa! Você acertou o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativa} tentativas.`);
// notificará que o jogador acertou com mais de uma tentativa
// console.log("recado de que acertou o número secreto " + numeroSecreto);
//("Boa! Você acertou o número secreto " + numeroSecreto); -> pode ser concatenado desta forma
}
}
else{
if(chute > numeroSecreto){
alert(`Errou! tente um número menor que ${chute}.`);
// console.log(`foi notificado que o chute foi maior que o número secreto ${numeroSecreto}`);
}
else{
alert(`Errado! o número secreto é maior que ${chute}.`);
}
}
tentativa++;
// tentativa = tentativa + 1
}
OBS: Achei que seria mais difícil devido à minha falta de experiência na área, mas, para minha surpresa, foi relativamente tranquilo.