1
resposta

[Sugestão] Tentativa/Tentativas

Bom, ao final da aula, percebi que, se o jogador acertasse de primeira ou com mais de uma tentativa, o alert exibido era: "Você acertou o número secreto com X tentativas." No entanto, havia um problema: quando o jogador acertava de primeira, a expressão correta deveria ser "Você acertou o número secreto com 1 tentativa", mas aparecia "Você... com 1 tentativas".

Tentei resolver essa questão para que, ao acertar de primeira, aparecesse a mensagem correta com "1 tentativa". Esclareci algumas dúvidas com a Luri (AI), mas isso gerou mais perguntasKKKK. Enfim, raciocinei um pouco eu consegui e esse foi o resultado.

alert("Jogo do número secreto");
// console.log("Nome do jogo");
let numeroSecreto = 7;
console.log("número secreto é " + 7);
let chute;
let tentativa = 1;

while (chute != numeroSecreto){
    console.log('Executando a iteração ');
    chute = prompt("Escolha um número ente 1 e 10");
    console.log("prompt/instrução");
    if (chute == numeroSecreto){
        if(tentativa === 1){
            alert(`Boa! Você acertou o número secreto ${numeroSecreto} de primeira.`);
            // notificará que o jogador acertou com apenas uma tentativa
        }
            else{
                alert(`Boa! Você acertou o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativa} tentativas.`);
                // notificará que o jogador acertou com mais de uma tentativa
                // console.log("recado de que acertou o número secreto " + numeroSecreto);
                //("Boa! Você acertou o número secreto " + numeroSecreto); -> pode ser concatenado desta forma
            }
    }
        else{
            if(chute > numeroSecreto){
                    alert(`Errou! tente um número menor que ${chute}.`);
                    // console.log(`foi notificado que o chute foi maior que o número secreto ${numeroSecreto}`);

}
                else{
                    alert(`Errado! o número secreto é maior que  ${chute}.`);
                }
        }    
    tentativa++;
    // tentativa = tentativa + 1 
}

OBS: Achei que seria mais difícil devido à minha falta de experiência na área, mas, para minha surpresa, foi relativamente tranquilo.

1 resposta

Bom dia Pedro! Tudo bem com você?

Meus parabéns pelo esforço e pela persistência, é realmente satisfatório ver como conseguimos superar os desafios quando colocamos a mão na massa e praticamos. Fico feliz em saber que a Luri te auxiliou nessa jornada para identificar como apresentar uma melhor mensagem quando o usuário acerta de primeira tentativa, essa pequena mudança no código faz uma grande diferença na experiência do usuário. Testei o seu código e ele funcionou como esperado:

GIF exibindo o resultado da execução do código do aluno

Vale lembrar, que enfrentar desafios como esse é uma excelente maneira de aprender e aprimorar suas habilidades. Cada erro ou obstáculo superado te ajuda a entender melhor a lógica da programação e a se preparar para problemas mais complexos no futuro.

Continue com essa dedicação e empenho.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!