1
resposta

[Sugestão] Tentando junta todos os desafios em um único projeto!!!

Aqui eu tento juntar todos os desafios e apresentar soluções para as duvidas que mais vi aqui no fórum, espero ajudar e caso tenha feito melhorias nos mostre!(caso achem erros de escrita, meu teclado esta falhando!)

Html:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Document</title>
</head>
<body>
    <h2>Preço da habilitação: 50</h2>
    <p>Saldo: </p>
<script src="app.js" defer></script>
</body>
</html>

js:

let boasVindas = 'Bem vindo(a)!'
let nome = 'Lua'

let preçoDaHabilitaçao = 50 //como o principal assunto parece ser sobre habilitação, substitui o --> numeroDeVendas <-- por preçoDaHabilitaçao para que tudo em um codigo só faça sentido.

alert(boasVindas);

let nomeColocado = prompt('Insira o nome do usuario'); // vi muitas pessoas colocando o nome dessa variavel tambem como -->nome<--, o que causa erro por repetição, então minha ideia foi criar uma outra vaiavel que se refere ao nome que colocamos de resposta.

let idadeColocada = prompt('Insira a idade do usuario'); // let idade = 15  Obs: Para fazer mais sentido por a idade decidi subistituir a variavel -->idade<-- no if de verificação de idade para ele verificar a idade colocada e não a idade que esta no código.

let saldoDisponivel = prompt('Insira o saldo para o pagamento'); //mudei o intuito da let saldoDisponivel para que possamos por o nosso proprio número, permitindo uma resposta diferente caso tenha o suficiente ou não para pagar.

if(nome == nomeColocado){
    alert('Nome de usuario correto');
} else {
    alert('Nome de usuario incorreto');
}//com isso ele dira se o nome que colocamos é o mesmo que esta registado.

if(idadeColocada >= 18){
    alert('Idade o suficiente para tirar a habilitação!');
} else {
    alert('Novo de mais para tirar a habilitação!');
}//com isso ele dira se podemos ou não tirar a habilitação.

if(saldoDisponivel >= preçoDaHabilitaçao){
    alert('Saldo suficiente para o pagamento!');
} else {
    alert('Saldo insuficiente para o pagamento!');
} //com isso ele dira se tem saldo o suficiente para pagar o preço da habilitação ou não.

//let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos' -->Obs: Pensei em algo como se a pessoa cancelar os campos ou tentar mecher no site sem preenchelos essa mensagem apareceria, mas não tenho conhecimento o suficiente para o fazer então apenas deixo minha ideia para quem souber e quiser fazer. Para quem apenas quer que mostre a mensagem, ápenas escreva o let e em seguida --> alert(mensagemDeErro); <-- e então a mensagen será exibida.

//Ideias: creio que de para interligar o salgo que escrevemos no prompt de resposta com o html fazendo com que ele apareça no saldo escrito no html, novamente não tenho conhecimento para isso mas deixo a ideia para quem souber!  Outra ideia que tive foi ao invez das respostas para cada pergunta serem exibidas como alert, elas serem exibidas no html, mas novamente não tenho conhecimento o suficiente para o faze-lo.
1 resposta

Olá, João! Tudo joia?

Primeiramente, parabéns pela iniciativa de juntar todos os desafios e tentar criar uma solução mais completa. Isso é um ótimo exercício para aprimorar suas habilidades de programação!

Sua solução está bem estruturada e você fez um ótimo trabalho ao adaptar os desafios para um contexto mais realista, como o exemplo da habilitação. Também gostei das suas sugestões para melhorar o código, mesmo que você ainda não saiba como implementá-las - isso mostra que você está pensando de forma crítica sobre o seu código, o que é uma habilidade muito importante para um programador.

Continue com o bom trabalho e não hesite em compartilhar suas ideias e perguntas no fórum.

Bons estudos!