1
resposta

[Sugestão] Tenho breve conhecimento em python e quero seguir com análise de dados

Meu nome é Brenno, sou estudante de ADS e apaixonado por um bom café acompanhado de um bolo de cenoura. Nos últimos tempos, desenvolvi um grande interesse pela área de dados, embora ainda não tenha uma base totalmente sólida em programação — eu diria que meu nível é intermediário. Em minhas graduações anteriores tive contato com Python e até mesmo com a biblioteca Pandas, mas, com o passar do tempo, acabei perdendo a prática.
Por isso, hoje fico em dúvida se devo seguir uma formação voltada para Back-End em Python, para pegar o ritmo novamente,ou se já parto direto para uma formação em Análise de Dados. Existe ainda um ponto importante: meu objetivo é atuar como Analista de Dados, mas tendo o Python como ferramenta principal de trabalho.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Brenno! Como vai?

Que ótimo ver sua motivação! Vai ser um prazer te orientar nesse processo.

O positivo é que temos um ponto de partida definido, seu objetivo de atuar como Analista de Dados já aponta bem a direção do que seguir. E o fato de ter tido contato prévio com Python e Pandas vai te ajudar bastante, com certeza.

A boa notícia é que na Alura temos trilhas na área de Dados que começam justamente reforçando as bases de Python, e a partir daí, você vai evoluindo para bibliotecas como Pandas, NumPy, Matplotlib e outras.

Ou seja, você não precisa escolher entre “só Python” ou “só Análise de Dados”, é possível integrar os dois, garantindo que você recupere o ritmo com a linguagem ao mesmo tempo em que mergulha nas práticas de Dados.

E como você deve saber, agora temos o Carreiras Alura! Cada carreira é uma trilha completa de cursos que te levam do absoluto zero ao absoluto domínio da área, o famoso "Zero to Hero".

Agora se segura na cadeira pra não cair pra trás... lá você acha a Carreira Análise de Dados e Carreira Ciência de Dados. 🤯

Uma página da web mostrando a carreira de Alura com um personagem de desenho animado navegando em zigue-zague e um ícone de troféu, enfatizando estrutura e sucesso.

Em suma, caso você não deseje estudar algo específico de Back-End por agora, minha sugestão é mergulhar fundo em uma dessas duas carreiras que apontei. Você vai estar amadurecendo suas habilidades em Python AND estar se tornando um profissional de Dados.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado