Essencial, Importante ou Acessória
Como classificar uma atividade ou tarefa que eu tenho a fazer?
Com base nos meus objetivos eu deve me responde sobre o nível de importância que a tafera, atividade ou até mesmo projeto pessoal terá para eu atender meus objetivos.
- Nível Essencial - é para as coisas sem as quais jamais poderei atingir meus objetivos.
Ex.: Não é possível aprender uma arte marcial de alto nível sem praticar, nem técnicas de tiro, sem aulas de tiro ao alvo, nem de ser triatleta sem pedalar em uma bicicleta e sem nadar.
As coisas essenciais, são normalmente urgentes quando adiadas e tarefas urgentes não devem se acumular para além de 20% do seu tempo, recursos financeiros e escopo.
As coisas essenciais devem ocupar 20% do seu tempo, recursos financeiros e escopo.
- Nível importante - é para coisas que pode-se até ficar sem elas, mas tê-las fará com que seu desenvolvimento seja mais rápido ou melhor.
Ex.: para a prática de quaisquer esporte é necessário um sono adequado e uma alimentação rica e balanceada. Ignorar isso poderá trazer uma fadiga ou deficiência alimentar, qua ao ser prolongado, poderá se tornar uma urgência.
O mesmo vale para o trabalho, estudos, família e todos os pilares essenciais da vida.
Devemos priorizar as coisas importantes para que sua ausência não gere uma crise de recursos ou de tempo.
As coisas importantes devem ocupar 70% do seu tempo, recursos financeiros e escopo.
- Nível Acessório - é para coisas que gostaríamos de ter ou fazer, mas que pode também ser dispensado de nosso cotidiano e projetos, mas não totalmente.
Ex.: namorar, dançar, tomar uma cervejinha, assistir uma série, conversar com amigos, todas essas coisas não contribuem diretamente para os nossos propósitos, mas nos dão combustível para continuar "vivendo".
Em nossos projetos seria equivalente a ter uma bicicleta de última geração para praticar ciclismo, ou criar um estande de tiro/arco para praticar tiro esportivo ou arco e flecha, montar um dojô para treinar em horas vagas... todas essas coisas são acessórias, pois de alguma forma podem ser dispensadas.
As coisas acessórias podem ocupar de forma saudável até 10% de seu tempo, recursos financeiros e escopo.