1
resposta

[Sugestão] Sugestão questão 3 e 4

Eu fiz um pouco diferente do que o professor fez, pois acredito que minha interpretação foi equivocada. 3) Faça um agrupamento de dados com base na coluna "Nível 1 - Setor" para identificar a média de emissão de cada atividade econômica no ano de 2021. Ao analisar a tabela, percebi que havia uma coluna chamada "Atividade Econômica", então presumi que o que o professor queria saber era a média de emissão de cada "Atividade Econômica", agrupada pela coluna "Nível 1 - Setor", no ano de 2021. Então fiz o seguinte código :

import pandas as pd

emissoes_gases = pd.read_excel(r'C:\Users\Klinsmann Lucas\Desktop\Alura\Python para Data Science\Pandas_selcionando_dados\1-SEEG10_GERAL-BR_UF_2022.10.27-FINAL-SITE.xlsx', sheet_name='GEE Estados')

emissoes_gases.groupby(['Nível 1 - Setor','Atividade Econômica'])[[2021]].mean()

Como cada valor único da coluna 'Nível 1 - Setor' tem suas respectivas atividades econômicas, isso me fez acreditar mais ainda no meu pensamento. 4) Faça um agrupamento de dados com base na coluna "Nível 1 - Setor" para identificar a soma de emissão de cada atividade econômica. Ordene os dados da maior para menor emissão. Com o mesmo pensamento da questão anterior fiz o seguinte:

#primeiro passo juntar todos os anos:
colunas_info = list(emissoes_gases.loc[:,'Nível 1 - Setor':'Produto'].columns)
anos_info = list(emissoes_gases.loc[:,1970:2021].columns)
emissoes_por_ano = emissoes_gases.melt(id_vars=colunas_info,value_vars=anos_info,var_name='Ano',value_name='Emissão')

#agora que todos os valores de emissão estão em uma coluna, utilizando o comando .sum()
emissoes_por_ano.groupby(['Nível 1 - Setor','Atividade Econômica'])[['Emissão']].sum().sort_values('Emissão',ascending=False)

No fim quando fui ver a resposta do professor, ele contou que cada atividade econômica era um valor único da coluna 'Nível 1 - Setor'(que representa cada setor [Agropecuária,Energia,Mudança de Uso da Terra e Floresta,Processos Industriais e Resíduos]). Talvez especificar na questão que ele quer por Setor, em vez de atividade econômica evitaria esse tipo de equivoco.

1 resposta

Olá, Klinsmann! Como vai?

Agradeço sua sugestão, encaminhei para a equipe! E olha, algumas vezes eu também já interpretei uma questão de um jeito, mas era pra responder de outra forma. Isso pode acontecer mesmo, o importante é que você exercitou ainda mais os conceitos aplicados na aula.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!