1
resposta

[Sugestão] Sugestão quanto a aula.

Gente, a aula é muito vaga… achei que ela ia mostrar como realizou, o que tentou separar, com qual objetivo. E ela vala sobre pessoas que são da área podem enviesar a pesquisa, mas não explica como em que e por quê. Queria um estudo de caso de uma situação potencial.

1 resposta

Olá André, tudo bem? Espero que sim!

A análise foi feita a partir dos resultados finais que tivemos nas pesquisas. O processo é realizado através da leitura de cada uma das respostas, anotação dos pontos mais relevantes e criação de gráficos para compreender quais são as características mais presentes ao longo da pesquisa. Por exemplo, na pergunta sobre a idade, as maiores porcentagens dentro do gráfico indicavam que o grupo entrevistado, em sua maioria, tinha entre 25-45 anos. Então, quando formos validar a proto-persona, precisamos pensar em uma personagem que esteja dentro dessa faixa etária.

Esse processo de análise pode ser feito de diversas maneiras, até mesmo com outras ferramentas, mas o mais comum é ler as respostas, anotar pontos relevantes para o objetivo principal da pesquisa e a partir disso tirar conclusões para confirmar teorias, criar novos produtos, criar personas e etc.

As pessoas designers enviesam as pesquisas porque elas, geralmente, já conhecem os processos de pesquisas e de projetos, e por conta disso tendem a dizer informações que nós queremos ouvir e não exatamente como está a experiência em si. Por exemplo: se testarmos uma interface e algum UI Designer (especialista em desenho de interface) for chamado, essa pessoa conhecerá exatamente onde cada elemento está e como a tela é feita. Alguém que não é especialista não saberia dessas informações e por isso as respostas seriam mais intuitivas. Se testarmos nossas ideias com o grupo de pessoas que já sabe até mesmo como o produto foi montado, vamos ter respostas enviesadas e não será possível identificar informações confiáveis sobre o real cenário de uso.

Um conteúdo bem interessante para analisar e entender como a montagem de personas pode acontecer em diferentes empresas é o artigo sobre o processo de montagem das personas do Spotify. Ele se chama "A história das personas do Spotify" e está dentro de um próprio blog que as equipes da empresa usam para compartilhar alguns cases de design e produto.

O artigo está em inglês, mas você pode utilizar a ferramenta de tradução automática do Google Chrome. Dentro do próprio site, em algum espaço vazio da tela, clique no botão direito do mouse para abrir um menu e acesse a opção "Traduzir para português".

Imagem do menu que aparecerá na tela

É isso André! Se a dúvida persistir, pode nos chamar!

Até mais!