Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Sugestão] Sugestão de solução aos alunos para as classes que não funcionam

Após verificar todo meu código linha por linha, e atualizar meu navegador, limpar o cache e histórico... Vi que não haviam mudanças, e eu já estava em surto perguntando onde eu errei kkk Então fui me aventurar, mexendo no meu próprio código! alterei os valores e percebi que estavam acontecendo mudanças. Eu configurei valores diferentes dos exemplos do vídeo, os meus exemplos usados foram ou muito maiores ou muito menores dos usados. O que estava ocasionando a dificuldade das alterações era a resolução da minha tela e do meu navegador. Pode ser que o valor 615px funcione para algumas telas, mas se os elementos estiverem muito juntos use 415px ou diminua a resolução do seu navegador para se adequar, o mesmo serve para espaçamentos muito separados, no caso aumente a resolução para se adequar.

Caso eu esteja enganada, peço ao instrutor para me corrigir! Obrigada, aguardo um retorno.

4 respostas

Olá, Camila!

Agradeço por compartilhar sua experiência e sugestão, isso pode ajudar muitos estudantes que possam estar enfrentando a mesma situação, o monitor da aula segue o padrão 1080 x 1920, mas algumas telas trabalham principalmente com uma resolução menor, o que pode acabar juntarndo algumas partes.

Você está correta ao dizer que a resolução da tela e do navegador podem afetar a visualização do layout. Os valores em pixels (px) são fixos e não se adaptam a diferentes resoluções de tela. Isso pode fazer com que o layout pareça diferente em diferentes dispositivos ou janelas de navegador.

Seu raciocínio de ajustar os valores para se adequar à sua tela é um bom começo. No entanto, em vez de ajustar os valores para uma única resolução logo mais no decorrer das aulas vamos considerar o uso de unidades relativas, como porcentagens (%) ou unidades de viewport (vw, vh), que se adaptam ao tamanho da janela do navegador.

Por exemplo, em vez de definir a largura como um valor fixo (por exemplo, 615px), você poderia definir a largura como uma porcentagem da largura da janela do navegador. Por exemplo:

.apresentacao__conteudo {
  width: 80%;
}

Neste exemplo, a largura da seção .apresentacao__conteudo será sempre 80% da largura da janela do navegador, independentemente da resolução da tela.

Lembre-se que cada caso pode exigir uma solução diferente e o uso de unidades relativas pode não ser a melhor solução em todos os casos. Mas é uma técnica útil a ter em mente ao criar layouts responsivos, mas não se preocupe com isso, eu apenas adiantei um pensamento que você já tinha em mente. A Rafa e Gui vão explicar melhor para você ao decorrer das aulas e cursos.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Eu ando continuando tendo problemas com a responsividade do site, após criar o footer, ele não permanece dentro do alinhamento configurado, a ideia da tela seria criar um visual sem preicsar scrollar, e eu preciso scrollar pra poder ver o footer que criei.. :'( E eu editei o código com as configurações recomendadas, mas os elementos ao invés de ter um espaçamento, eles ficam muito próximos.

solução!

Oi Camila!

Isso ocorre porque provavelmente há conteúdo demais na sua tela que acaba "empurrando" o rodapé e fazendo o navegador criar a barra de rolagem, ou você pode tentar tornar o conteúdo mais conciso, ou pode fixar a barra do rodapé.

position:absolute;
    bottom:0;
    left:0;
    right:0;

Você pode tentar usar este código para corrigir o rodapé: coloque-o dentro da classe .rodape. Dependendo do seu código, talvez ele fique sobre o conteúdo; nesse caso, você pode ir aplicando ajustes.

No mais acho que é isso verifique se funciona

O problema foi corrigido Victor! Obrigado pela ajuda.