Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Sugestão] Sugestão de otimização da carga de pdfs

Estou codificando com um lintter Ruff, e ele alertou sobre a linha contendo sum para juntar documentos, dei uma pesquisada e ocorre que tem tempo quadratico O(n^2) , para poucos documentos não faria diferença mas para uma grande quantidade de documentos ou de página no pdf isso faria diferença, uma forma de resolver seria trocar por um loop O(n), onde vai extendendo a lista. Pode ser um coisa irrelevante no exercício didático, mas atiçou minha curiosidade.

obs.: tem um warning sobre depreciação de bibliotecas que vou pesquisar melhor também

'''
# aqui tem que criar uma lista, copiar e criar outra lista maior
documentos = sum(
    [
        PyPDFLoader(str(arquivo)).load() for arquivo in arquivos
    ], 
    []
)
'''
# aqui extende a mesma lista
documentos = []
for arquivo in arquivos:
    documentos.extend(PyPDFLoader(str(arquivo)).load())
2 respostas

Fala, Marcelo! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua sugestão para o fórum!

Curti demais como trabalhou a análise de complexidade de tempo, destacou a diferença entre usar o sum com listas e a alternativa de extend em loop O(n), além de mostrar atenção ao detalhe do warning de depreciação. Essa abordagem mostra curiosidade técnica, preocupação com eficiência e cuidado em entender como pequenas escolhas podem impactar em cenários maiores.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: você considera mais interessante aprofundar em otimizações de código para grandes volumes de dados ou focar primeiro em manter compatibilidade e atualização das bibliotecas utilizadas?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pelo Feedback colega, Creio que a compatibilide das libraries seria mais interessante, manter o curso atualizado com as bibliotecas modernas e atualizadas, eu gsotei do curso e aproveito, mas sinto que falta algo, estou notando que esta sem closed caption e também tem erros na transcrição, acho que foi transcrito por alguma IA, notei isso em outros cursos também.