1
resposta

[Sugestão] Sugestão de arquitetura simples para calculadora de preços da AWS

Uma sugestão para o curso seria criar uma previsão de custos para alguns tipos de soluções e arquitetura de sistemas simples, como por exemplo um sistema API + Banco de Dados utilizando EC2 e RDS. A calculadora da AWS é bem complexa, e partes como tráfego de internet, quantidade de GB de armazenamento, backup, snapshot, etc não fica muito claro como preencher na calculadora, e acaba dificultando o real preço no final das contas.

A sugestão seria "tentar" chegar ao máximo nos custos de pequenas soluções. Por exemplo, um sistema com API de uma pequena loja, onde apenas os funcionários da loja usará o sistema para registrar clientes, produtos e vendas, utilizando EC2 e RDS, como seria a configuração desse ambiente na calculadora? Tem algum conteúdo a mais aqui na Alura para esse tipo de dúvida?

Tenho usado a AWS com 2 projetos em produção há mais ou menos 2 anos, usei o período free por 12 meses e agora minhas faturas estão +ou- R$ 60,00 para cada projeto, isso utilizando apenas EC2 t2.micro com banco de dados instalado direto na EC2 manualmente. Com o curso pude utilizar a calculadora que não conhecia e fiz uma previsão de como seria utilizar a EC2 + RDS e basicamente esse valor triplica, ficando em +ou- R$ 180,00 mensal. Para os meus projetos fica meio inviável esse valor, pois iria aumentar e muito o valor mensal cobrado.

1 resposta

Oii, Newton! Tudo bem?

Sua dúvida é muito válida. Ao praticar ou usar um serviço de computação em nuvem é importante se atentar aos custos.

No momento não possuímos mais conteúdos sobre os custos de AWS e a calculadora, mas vamos ter isso em nosso radar. Inclusive, você pode sugerir um curso aqui.

Obrigada pela sugestão e também pelo feedback, esse ponto sobre os custos dos serviços é essencial, 100%.

Se quiser compartilhar outro insight aqui, fique à vontade.

Abraços!