Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Sugestão de alteração no texto de Para Saber Mais: grids e proporção dourada

No parágrafo a seguir, o trecho em negrito não apresenta com clareza a relação entre a sequência de Fibonacci e o número de ouro:

Na Idade Média, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita cujo resultado aproximado é justamente 1,618. Ela ficou conhecida como sequência de Fibonacci. Começando pelo número um, soma-se o número atual pelo anterior. Então, começando pelo 1, temos 1 + 0 = 1. Os dois primeiros são, dessa forma, 1 e 1. Somando-se 1 + 1, temos 2. Agora, o número atual é o 2 e, somando-o com o anterior, temos 3. A sequência vai se desenrolando: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89 e assim em diante.

Proponho a seguinte redação para o parágrafo acima:

Na Idade Média, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita que guarda uma relação com o número de ouro. Ela ficou conhecida como sequência de Fibonacci. Começando pelo número um, soma-se o número atual pelo anterior. Então, começando pelo 1, temos 1 + 0 = 1. Os dois primeiros são, dessa forma, 1 e 1. Somando-se 1 + 1, temos 2. Agora, o número atual é o 2 e, somando-o com o anterior, temos 3. A sequência vai se desenrolando: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89 e assim em diante. A sequência de Fibonacci e o número de ouro estão relacionados porque, ao dividir um número da sequência pelo seu antecessor, o resultado se aproxima cada vez mais do número de ouro, que é 1,618.

2 respostas
solução!

Olá, Adelson

Tudo bem?

Obrigado pela sugestão! Atualizamos o texto.

Abraços

Valeu!