0
respostas

[Sugestão] Sugestão de alteração do texto da aula

Sugestão de alteração do texto da aula "Lendo dados da internet e manipulando os mesmos"

[1] Sugiro não afirmar:

"Se fizermos isso, não teremos o que testar, pois dessa forma a máquina já terá as respostas corretas previamente, sendo incapaz de prever dados fora desse conjunto."

[2] Justificativa da sugestão:

Essa frase pode sugerir que a máquina (o modelo) fornecerá apenas respostas corretas quando houver confronto com dados utilizados para treinamento, o que não é necessariamente verdadeiro.

Além disso, a menos que o treinamento tenha utilizado todos os dados possíveis e imagináveis, nada impede fazer um teste em que o modelo faça previsões a partir de dados de teste que não pertençam ao conjunto de dados utilizado para treinamento.

[3] O que sugiro afirmar:

Será correto (e didático) afirmar algo similar ao seguinte:

"Poderá ser de interesse do utilizador do modelo algum indício do sucesso que ele terá quando posto em prática. É razoável presumir que só teremos esse indício se submetermos o modelo a um teste que seja parecido com seu uso na prática. Também é plausível esperar, na grande maioria das situações, que na prática o modelo será confrontado com dados do mundo real que não foram utilizados para treinamento. Então, assim como ocorrerá no seu uso prático, devemos testar qualquer modelo com dados que não foram usados em seu treinamento."

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software