Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Sugestão

Estou iniciando os cursos relacionados a dados, e minha expectativa é positiva. Como sugestão, penso na possibilidade de trabalhar com dados complexos, como os geográficos. Há necessidade disso, uma vez que estamos vivendo uma crise climática com diversas consequências. Relato: em um projeto que participei no passado, em um Mestrado, foi feito um trabalho em que através da API do FIRMS (projeto) da NASA, dados geográficos eram recuperados até a visualização dos pontos de queimadas em um Estado da Federação. Porém, me faltou conhecimento e experiência tanto numa automação mais bem elaborada com uma visualização mais adequada, como na velocidade e estabilidade do ambiente em caso de múltiplos acessos. O projeto deu certo, mas somente em termos de demonstração isolada, para apenas um acesso. Enfim, gostei do que acompanhei até o momento em um dos cursos. Até o momento, as dúvidas específicas ainda não surgiram.

1 resposta
solução!

Boa tarde João! Tudo bem com você?

A sua ideia de trabalhar com dados geográficos faz total sentido, ainda mais diante dos desafios climáticos que enfrentamos.

Sobre a visualização de dados geográficos e a automação, uma sugestão é explorar bibliotecas como o GeoPandas e o Folium, que facilitam bastante a manipulação e visualização de dados espaciais. Além disso, você pode aliar tudo isso a biblioteca Streamlit, que te permite desenvolver uma aplicação web completa para visualizar e interagir com os dados geoespaciais, sem precisar lidar diretamente com a complexidade de frameworks web mais robustos, como Django ou Flask.

Para te dar um pequeno gostinho do que mencionei acima, deixo abaixo um código simples onde você pode testá-lo dentro do Google Colab e verá um mapa com pontos alvos destacados:

!pip install folium
import folium


mapa = folium.Map(location=[-15.7801, -47.9292], zoom_start=4) 


pontos = {
    "Floresta Amazônica": [-3.4653, -62.2159],
    "Pantanal": [-19.5731, -56.6412],
    "Serra do Mar": [-23.9000, -45.3075],
}

for ponto, coord in pontos.items():
    folium.Marker(location=coord, popup=ponto).add_to(mapa)

mapa

Imagem de um mapa marcado amazonia, pantanal e serra do mar

Neste curso você aprenderá a trabalhar com Folium. Mas, antes disso é necessário alguns conhecimentos que você obterá primeiro na formação Python para Data Science e depois, na formação Avançando em Data Science com Python

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado