1
resposta

[Sugestão] Sua opinião

Nunca trabalhei ou tive experiência na criação de persona. Confesso que, ao começar a assistir a aula, pensei se seria interessante ou não a criaçao de uma. O professor inclusive fala sobre isso durante a aula, sobre pessoas que são contra a utilização, pensando na questão de gasto de tempo, e como sabemos, tempo é dinheiro. Mas ao prosseguir com as aulas, percebi que a persona pode ser usada para tentarmos chegar o mais próximo da realidade. A persona pode ser usada quando estamos "distantes" do público alvo, pensando de certa forma como uma preparação. É uma ferramente importante, quando pensado em em possíveis perfils que utilizarão um serviço, porque vem de uma pesquisa realizada anteriormente. Mas também não descarto a ideia de que para algumas situações, gestores podem achar a criação de persona desnecessária e perda de tempo. Com decorrer as aulas, acredito, que podemos criar uma opinião mais forte sobre isso.

1 resposta

Olá Beatriz, tudo bem? Espero que sim!

Ótima reflexão! As proto-personas e as personas são para que possamos compreender melhor as pessoas que terão contato com os produtos que estamos desenvolvendo. Através da criação dessas personagens, podemos "humanizar" cada vez mais a ideia de pessoa usuária que temos em mente e moldar experiências mais assertivas.

Muitas vezes pode ser difícil argumentar a favor da criação desses entregáveis, mas quando é identificada a real necessidade, precisamos sempre estar a disposição para dialogar sobre e mostrar razões convincentes que farão com que a empresa concorde com o processo.

Mandou bem, Beatriz! Até mais!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software