1
resposta

[Sugestão] [Solução] sql developer não conecta no banco

Olá pessoal,

Para quem está com problemas para realizar a conexão no banco com o sql developer vou passar o que resolveu o meu problema:

Na minha primeira conexão eu tomei o seguinte erro para conectar:

"Ocorreu um erro ao executar a operação solicitada: Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection (CONNECTION_ID=MvM6ofsJQ/+1Fuh3Nfw4Og==) Código de fornecedor 17002"

Então o que fiz foi acessar o arquivo listener.ora no caminho C:\app\homes\OraDB21Home1\network\admin, copiar o host e colocar no lugar de localhost no campo "Nome do Host" e assim funcionou porém quando desliguei meu notebook e liguei novamente o meu banco não queria realizar uma nova conexão então o que fiz foi o seguinte:

  1. Acessar o gerenciador de tarefas, em serviços e colocar o item "OracleOraDB21Home1TNSListener" em execução;
  2. Após, acessei "Serviços" (pesquisando pela barra de pesquisa do win ele é o primeiro que aparece) localizei o mesmo item, acessei suas propriedades e coloquei o tipo de inicialização como "Automático (Atraso na Inicialização)", e assim meu problema foi resolvido.

Aconselho depois do passo 2 conferir novamente o nome do Host no banco para certificar que ainda é o endereço ou se está como localhost.

1 resposta

Oi, Patrícia, tudo bem?

Obrigada por compartilhar a dica aqui no fórum! Isso com certeza ajudará mais estudantes :)

Se quiser postar mais sobre o conteúdo, fique à vontade.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software