Para que a Giovanna consiga exatamente o que deseja, o prompt precisa ser direto, fornecer todos os dados do problema e listar claramente as quatro saídas que ela espera da resposta.
Esta é a minha proposta de prompt ideal que ela deve utilizar:
........................................................................................
Copie apartir daqui
.......................................................................................
"Atue como um consultor financeiro e matemático. Estou planejando investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que rende juros simples de 1% ao mês, por um período total de 12 meses.
Com base nesses dados, preciso que você me forneça exatamente as seguintes informações:
A fórmula matemática utilizada para calcular juros simples.
Quais são e quanto valem as variáveis envolvidas na minha situação específica.
O cálculo e o valor total dos juros que irei receber.
O cálculo e o valor final (montante) que terei disponível ao final do período."
....................................................................................................
Fim do prompt
..................................................................................................
Meu resultado:
Olá! É um excelente passo buscar clareza matemática antes de alocar o seu dinheiro. Atuando como seu consultor financeiro, estruturei a análise detalhada do seu investimento em renda fixa.
Aqui estão todas as informações solicitadas, passo a passo:
1. Fórmula matemática para Juros Simples
Nos juros simples, o rendimento é calculado sempre e apenas sobre o valor inicial investido (não há "juros sobre juros"). A fórmula utilizada para encontrar os juros é:
$$J = P \cdot i \cdot t$$
Para descobrir o valor total que você resgatará no final, utilizamos a fórmula do montante:
$$M = P + J$$
2. As variáveis da sua situação específica
- $P$ (Principal ou Capital Inicial): R$ 6.500,00 (o dinheiro que sai do seu bolso agora).
- $i$ (Taxa de juros): 1% ao mês. Na matemática, usamos a forma decimal, dividindo por 100: 0,01.
- $t$ (Tempo): 12 meses (o prazo total da aplicação).
- $J$ (Juros): A quantia em dinheiro que o investimento vai gerar.
- $M$ (Montante): O valor total acumulado no final do período.
3. Cálculo e valor total dos juros
Aplicando os seus dados na fórmula de juros simples, temos:
$$J = 6500 \cdot 0,01 \cdot 12$$
Primeiro, multiplicamos o capital pela taxa:
$$J = 65 \cdot 12$$
E então, multiplicamos pelo tempo:
$$J = 780$$
Resultado: O valor total dos juros gerados pelo seu investimento será de R$ 780,00.
4. Cálculo e valor final do investimento (Montante)
Agora, basta somar o dinheiro que você aplicou inicialmente com o que ele rendeu ao longo dos 12 meses:
$$M = 6500 + 780$$
$$M = 7280$$
Resultado: O valor final (montante) que você terá disponível na sua conta ao final do período será de R$ 7.280,00.
Espero que essa visão clara dos números ajude no seu planejamento para garantir que o lucro previsto atenda perfeitamente às suas despesas de fim de ano.