1
resposta

[Sugestão] Solução de deploy em servidores Linux

No caso de precisar subir a aplicação em um ambiente diferente da Vercel como sugerido no curso, por exemplo um servidor Ubuntu, é possível usar o serviço PM2 para iniciar um servidor Next.js que suporte a renderização do lado do servidor (SSR).

Para instalar o serviço PM2 no servidor segue o link da documentação https://pm2.keymetrics.io/

Após instalar o PM2, verifique se a aplicação foi buildada. Em seguida, navegue até a pasta da aplicação e execute o comando abaixo. Lembre-se de substituir "nome-da-aplicação" pelo nome da sua aplicação e "porta" pela porta desejada (no exemplo abaixo, estou apontando para a porta 9080):

pm2 start --name "nome-da-aplicacao” -- start -- -p 9080

Uma vez que você tenha iniciado a aplicação Next.js com o PM2, ela estará pronta para executar o Server Side Rendering (SSR) sem necessidade de mais configurações.

No entanto, certifique-se de que seu aplicativo Next.js esteja configurado corretamente para o SSR. Verifique se todas as rotas que você deseja pré-renderizar no servidor estão dentro da pasta /pages, e se você está usando os métodos getServerSideProps ou getInitialProps para obter dados para a página durante a pré-renderização.

1 resposta

Olá Franklin, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar sua sugestão conosco. É muito útil saber como podemos fazer o deploy de uma aplicação Next.js em um servidor Linux, caso não queiramos usar a Vercel.

Realmente, o PM2 é uma excelente opção para gerenciar processos Node.js em um servidor Linux. E, seguindo os passos que você compartilhou, é possível iniciar um servidor Next.js que suporte a renderização do lado do servidor (SSR) sem muita dificuldade.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software